Título: | A contribuição da história da matemática para o ensino da matemática na escola do campo |
Autor(es): | Souza, Erondina Rodrigues de |
Orientador(es): | Maciel, Susanne Tainá Ramalho |
Assunto: | Matemática - história Etnomatemática |
Data de apresentação: | 26-Dez-2023 |
Data de publicação: | 8-Abr-2024 |
Referência: | SOUZA, Erondina Rodrigues de. A contribuição da história da matemática para o ensino da matemática na escola do campo. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A história da matemática tem um papel fundamental na construção do currículo de
matemática da educação básica, pois carrega consigo o contexto histórico e social em
que determinado conceito foi desenvolvido. Isto é, a história da matemática investiga
o contexto no qual determinada prática matemática foi elaborada. Desse modo, é
interessante que se compreenda como a história da matemática tem sido inserida nos
currículos escolares, e quais os princípios teóricos que fundamentam a pesquisa em
história da matemática. Por outro lado, os pilares da educação do campo são
construção de um currículo conectado com a realidade de onde a escola está inserida.
Esta pesquisa busca compreender as conexões teóricas entre história da matemática
e a educação do campo. A pesquisa foi baseada nos estudos de Caldart (2002),
D’Ambrósio (1999), Michalovicz Pacheco (2022) Skovsmose (2001, 2014 e 2017)
Molina (2012 e 2017) e entre outros. De acordo com essa pesquisa, entendemos que
a atuação e prática do professor de matemática precisa se aprimorar, com base em
novos instrumentos pedagógicos alicerçados nos fundamentos da Educação do
Campo. |
Abstract: | The history of mathematics plays a fundamental role in the construction of the basic
education mathematics curriculum, as it carries with it the historical and social context
in which a given concept was developed. That is, the history of mathematics
investigates the context in which a certain mathematical practice was developed.
Therefore, it is interesting to understand how the history of mathematics has been
included in school curricula, and what theoretical principles underlie research in the
history of mathematics. On the other hand, the pillars of rural education are the
construction of a curriculum connected to the reality of where the school is located.
This research seeks to understand the theoretical connections between the history of
mathematics and rural education. The research was based on studies by Caldart
(2002), D’Ambrósio (1999), Michalovicz Pacheco (2022) Skovsmose (2001, 2014 and
2017) Molina (2012 and 2017) and among others. According to this research, we
understand that the performance and practice of mathematics teachers need to
improve, based on new pedagogical instruments based on the foundations of Rural
Education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Matemática
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.