Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38102
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ErondinaRodriguesDeSouza_tcc.pdf335,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição da história da matemática para o ensino da matemática na escola do campo
Autor(es): Souza, Erondina Rodrigues de
Orientador(es): Maciel, Susanne Tainá Ramalho
Assunto: Matemática - história
Etnomatemática
Data de apresentação: 26-Dez-2023
Data de publicação: 8-Abr-2024
Referência: SOUZA, Erondina Rodrigues de. A contribuição da história da matemática para o ensino da matemática na escola do campo. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A história da matemática tem um papel fundamental na construção do currículo de matemática da educação básica, pois carrega consigo o contexto histórico e social em que determinado conceito foi desenvolvido. Isto é, a história da matemática investiga o contexto no qual determinada prática matemática foi elaborada. Desse modo, é interessante que se compreenda como a história da matemática tem sido inserida nos currículos escolares, e quais os princípios teóricos que fundamentam a pesquisa em história da matemática. Por outro lado, os pilares da educação do campo são construção de um currículo conectado com a realidade de onde a escola está inserida. Esta pesquisa busca compreender as conexões teóricas entre história da matemática e a educação do campo. A pesquisa foi baseada nos estudos de Caldart (2002), D’Ambrósio (1999), Michalovicz Pacheco (2022) Skovsmose (2001, 2014 e 2017) Molina (2012 e 2017) e entre outros. De acordo com essa pesquisa, entendemos que a atuação e prática do professor de matemática precisa se aprimorar, com base em novos instrumentos pedagógicos alicerçados nos fundamentos da Educação do Campo.
Abstract: The history of mathematics plays a fundamental role in the construction of the basic education mathematics curriculum, as it carries with it the historical and social context in which a given concept was developed. That is, the history of mathematics investigates the context in which a certain mathematical practice was developed. Therefore, it is interesting to understand how the history of mathematics has been included in school curricula, and what theoretical principles underlie research in the history of mathematics. On the other hand, the pillars of rural education are the construction of a curriculum connected to the reality of where the school is located. This research seeks to understand the theoretical connections between the history of mathematics and rural education. The research was based on studies by Caldart (2002), D’Ambrósio (1999), Michalovicz Pacheco (2022) Skovsmose (2001, 2014 and 2017) Molina (2012 and 2017) and among others. According to this research, we understand that the performance and practice of mathematics teachers need to improve, based on new pedagogical instruments based on the foundations of Rural Education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.