Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38101
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PedroHenriqueSchweitzerMendes_tcc.pdf423,75 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWilbert, Marcelo Driemeyer-
dc.contributor.authorMendes, Pedro Henrique Schweitzer-
dc.identifier.citationMENDES, Pedro Henrique Schweitzer. Projeção de arrecadações e despesas da previdência social com os microempreendedores individuais (MEIs). 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAo longo dos anos de 2002 – 2010 houve um aumento de trabalhadores que passaram a contribuir para a previdência e possuir algum tipo de proteção previdenciária, porém esse número não abarcava os trabalhadores informais. Com o intuito de oferecer algum tipo de proteção para esses trabalhadores informais foi estipulado o Marco Legal do Microempreendedor Individual (MEI), com o objetivo de formalizar esses trabalhadores e oferecer uma proteção previdenciária com uma contribuição de apenas 5% em relação ao salário mínimo. Devido a isso, esse estudo tem o intuito de mensurar o impacto que essa política pública pode gerar para a previdência social, buscando saber se haverá um superavit ou déficit no fluxo de arrecadações e gastos da previdência com os MEIS entre os anos de 2022 à 2079. Utilizando os dados previdenciários dos MEIs retirados do Anuário de Estatística da Previdência Social (AEPS), dados atualizados dos MEIs no Portal do Empreendedor e a tabela mortalidade oferecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi possível realizar a simulação de arrecadações e gastos ao longo dos anos. Utilizando-se da quantidade de pessoas que estão contribuindo por faixa etária e o salário mínimo de cada ano, fixando o valor dos próximos anos ao salário mínimo de 2023, e a quantidade de pessoas que receberão o valor de 1 à 2 salários mínimos ao se aposentarem na idade mínima foi possível notar que até o ano de 2079 a Previdência Social em relação ao MEI terá um déficit de R$ 352 Bilhões, sendo que o déficit total da previdência dos homens seria de R$ 97 Bilhões e das mulheres chegaria a R$ 254 Bilhões de reais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrevidência socialpt_BR
dc.subject.keywordMicroempreendedor Individual (MEI)pt_BR
dc.subject.keywordImpostos - arrecadaçãopt_BR
dc.titleProjeção de arrecadações e despesas da previdência social com os microempreendedores individuais (MEIs)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T12:42:12Z-
dc.date.available2024-04-08T12:42:12Z-
dc.date.submitted2023-07-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38101-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Throughout the years from 2002 to 2010, there was a significant increase in workers who started contributing to social security and obtaining some form of social protection. However, this number did not include informal workers. In order to provide some form of protection for these informal workers, the Legal Framework for Individual Microentrepreneurs (MEI) was established, aiming to formalize these workers and offer them social security protection with a contribution of only 5% of the minimum wage. As a result, this study aims to assess the impact that this public policy can have on social security, determining whether there will be a surplus or deficit in the flow of collections and expenses related to MEIs between the years 2022 and 2079. By using social security data from MEIs obtained from the Annual Statistics of Social Security, updated data on MEIs from the entrepreneur's portal, and the mortality table provided by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, it was possible to simulate collections and expenses over the years. By considering the number of people contributing by age group and the minimum wage for each year, with the value for future years fixed at the minimum wage of 2023, and the number of people receiving 1 to 2 minimum wages upon reaching the minimum retirement age, it was observed that by the year 2079, Social Security in relation to MEI will have a deficit of R$ 352 billion, with a total deficit for men reaching R$ 97 billion and for women reaching R$ 254 billion.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.