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dc.contributor.advisorLustosa, Paulo Roberto Barbosa-
dc.contributor.authorRuela, Pedro Henrique Lopes-
dc.identifier.citationRUELA, Pedro Henrique Lopes. Goodwill e desempenho de mercado: estudo de caso do grupo AB-Inbev. 2023. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO goodwill é um ativo intangível de difícil mensuração, o que leva os administradores a evitarem o reconhecimento de sua redução ao valor recuperável (impairment), e os auditores a não dedicarem grande esforço ao tratar desse ativo. No caso do grupo AB-Inbev, a empresa tem se expandido geograficamente por meio de fusões e aquisições (F&A), resultando em um valor de goodwill que representa mais de 50% do ativo total consolidado. O objetivo deste estudo é analisar a reação do mercado em relação ao goodwill do grupo AB-Inbev e investigar se existe uma relação entre o valor do goodwill e o retorno dos acionistas, por meio de análises gráficas e estatísticas.As análises gráficas confirmaram uma correlação negativa entre o goodwill e o retorno dos acionistas. No entanto, alguns resultados estatísticos não apresentaram significância, o que descarta a possibilidade de existência de uma relação entre as variáveis. Apesar disso, este estudo se torna relevante ao alertar as empresas e os auditores sobre a importância de reconhecerem o goodwill em seu valor justo, visando reduzir a destruição de valor para os acionistas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAtivos (Contabilidade)pt_BR
dc.subject.keywordEmpresas - patrimônio líquidopt_BR
dc.subject.keywordLucrospt_BR
dc.titleGoodwill e desempenho de mercado : estudo de caso do grupo AB-Inbevpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T12:12:38Z-
dc.date.available2024-04-08T12:12:38Z-
dc.date.submitted2023-07-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38099-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Goodwill is an intangible asset that is difficult to measure, leading managers to avoid recognizing its impairment, and auditors to devote little effort to addressing this asset. In the case of AB-Inbev Group, the company has been expanding geographically through mergers and acquisitions (M&A), resulting in a goodwill value that represents over 50% of the consolidated total assets. This study aims to analyze the market's reaction to AB-Inbev Group's goodwill and investigate whether there is a relationship between goodwill value and shareholder returns through graphical and statistical analyses. The graphical analyses confirmed a negative correlation between goodwill and shareholder returns. However, some statistical results did not show significance, ruling out the possibility of a relationship between the variables. Nonetheless, this study is relevant in alerting companies and auditors to the importance of recognizing goodwill at its fair value to reduce value destruction for shareholders.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



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