Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38098
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PedroHenriqueCarvalhoMartins_tcc.pdf683,69 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAndrade, Elivânio Geraldo de-
dc.contributor.authorMartins, Pedro Henrique Carvalho-
dc.identifier.citationMARTINS, Pedro Henrique Carvalho. A importância das disciplinas de micro e macroeconomia como componentes curriculares obrigatórios do curso de Contabilidade nas universidades públicas brasileiras. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto atual, o estudante de ciências contábeis das universidades brasileiras que busca ser um profissional adequado ao mercado de trabalho, deve possuir conhecimento não apenas em contabilidade, mas também em outras áreas que contribuem positivamente com o objetivo principal do curso. Dentre outras áreas, no que tange ao curso de contabilidade, as disciplinas de economia fazem parte do currículo. Com o objetivo de identificar quantas e quais universidades públicas brasileiras possuem especificamente as matérias de micro e macroeconomia no fluxo curricular obrigatório de ciências contábeis, foram pesquisadas quais são as melhores universidades públicas brasileiras, e em seguida buscou-se o Projeto Pedagógico do Curso de Contabilidade de cada uma das 104 universidades mais bem colocadas no Ranking de Universidades da Folha de São Paulo. Além disso, foi possível identificar quais instituições têm apenas microeconomia ou macroeconomia como obrigatória, e quais não exigem nenhuma das duas disciplinas no currículo do curso. Por fim, procurou-se destacar a importância da obrigatoriedade de ambas matérias no Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis. Os achados da pesquisa demonstram que, dentre as universidades públicas brasileiras que ofertam o curso de ciências contábeis, 33% delas possuem microeconomia e macroeconomia como disciplinas obrigatórias no projeto pedagógico de contabilidade. Além disso, 60% das instituições não exigem as duas matérias na formação do contador, enquanto 4% exigem apenas microeconomia, e 3% das instituições de ensino demandam a disciplina de macroeconomia, mas não microeconomia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDisciplina curricularpt_BR
dc.subject.keywordMicroeconomiapt_BR
dc.subject.keywordMacroeconomiapt_BR
dc.subject.keywordContabilidade - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA importância das disciplinas de micro e macroeconomia como componentes curriculares obrigatórios do curso de Contabilidade nas universidades públicas brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T12:08:07Z-
dc.date.available2024-04-08T12:08:07Z-
dc.date.submitted2023-07-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38098-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.