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dc.contributor.advisorSilva, César Augusto Tibúrcio-
dc.contributor.authorFrança, Natália Coelho-
dc.identifier.citationFRANÇA, Natália Coelho. Variação no valor de mercado e índices contábeis: o efeito da pandemia. 2023. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo verificar quais índices de análise de balanço contribuíram para explicar a variação do valor de mercado de empresas de capital aberto brasileiras no período da pandemia. A variação do valor de mercado diz respeito a comparação entre o valor de mercado da empresa em 31/12/2021 em relação a 31/12/2019. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva. Com base nos itens coletados foram calculados índices relacionados ao porte, rentabilidade, endividamento, liquidez e operação de 217 empresas, além da variação do valor de mercado. A pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos as estatísticas descritivas, os coeficientes de correlação e a regressão. O cálculo das estatísticas descritivas tem o objetivo de resumir os dados, extrair as características e trazer informações relevantes para a pesquisa. A análise dos coeficientes de correlação evidenciou que nenhuma variável apresentou correlação muito forte, mas várias se mostraram significativas para o modelo. O resultado da regressão mostrou que as variáveis porte da empresa e margem líquida se destacaram, com p-valor menor que 5%. Percebeu-se que a variável porte da empresa possui uma forte relação negativa com a variável dependente variação do valor de mercado. Já a margem líquida possui uma forte relação com a variável dependente, porém positiva. A principal conclusão da pesquisa é que os índices contábeis permitiram antever quais as empresas que ganharam ou perderam valor de mercado no período compreendido entre anterior à pandemia e 31/12/2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIndicadores financeirospt_BR
dc.subject.keywordEmpresas de capital abertopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordCovid-19 - impacto econômicopt_BR
dc.titleVariação no valor de mercado e índices contábeis : o efeito da pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T11:36:17Z-
dc.date.available2024-04-08T11:36:17Z-
dc.date.submitted2023-02-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38095-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research aimed to verify which balance sheet analysis indices contributed to explaining the variation of the market value of Brazilian publicly traded companies during the pandemic period. The market value variation refers to the comparison between the 12/31/2021 about 12/31/2019. To this end, a descriptive exploratory research was carried out. Based on the items collected, indixes related to the size, profitability, indebtedness, liquidity, and operation of 217 companies were calculated, in addition to the variation in market value. The research used descriptive statistics, correlation coefficients and regression as methodological procedures. The calculation of descriptive statistics aims to summarize the data, extract the characteristics and bring relevant information to the research. The analysis of the correlation coefficients showed that no variable showed a robust correlation, but several were significant for the model. The result of the regression showed that the variables company size and net margin stood out, with a p-value lower than 5%. Furthermore, it was noticed that the variable company size has a strong negative relationship with the dependent variable variation in market value. On the other hand, the net margin has a robust positive relationship with the dependent variable. The main conclusion of the research is that the accounting ratios allowed predicting which companies gained or lost market value in the period between before the pandemic and 12/31/2021.pt_BR
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