Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Wilbert, Marcelo Driemeyer | - |
dc.contributor.author | Assis, Matheus de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Matheus de Oliveira. Performance financeira de concessões públicas em processo de relicitação. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Leiloadas num período de grande crescimento econômico e euforia com o futuro do Brasil,
diversas concessões públicas enfrentam o novo e demorado processo de relicitação - extinção
consensual do contrato de concessão – com vista a estancar prejuízos envolvendo as
concessionárias, os usuários dos seus serviços e o Estado brasileiro. Enquanto isso, bilhões de
reais em investimentos encontram-se suspensos a espera de um desfecho para essa situação.
Este trabalho acadêmico objetiva avaliar o desempenho financeiro de três concessões públicas
comuns de diferentes modais de transporte e as razões que levaram as concessionárias a
solicitarem as suas devoluções ao poder concedente. Esses empreendimentos são o Aeroporto
Internacional de Viracopos, a rodovia BR-040/DF/GO/MG e a ferrovia Malha Oeste. A
análise da situação financeira das concessionárias foi feita sobre as demonstrações financeiras
das mesmas e o período de análise começa a partir da primeira demonstração financeira
disponibilizada em meio digital pela concessionária ao público e termina no ano 2021. Ao
final, concluiu-se que as concessionárias apresentaram, nos períodos analisados, resultados
financeiros anuais insatisfatórios para financiar os investimentos planejados e os seus
respectivos valores de aquisição. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessões administrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho econômico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contabilidade regulatória | pt_BR |
dc.title | Performance financeira de concessões públicas em processo de relicitação | pt_BR |
dc.title.alternative | Financial performance of public concessions in the request process | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-05T15:17:18Z | - |
dc.date.available | 2024-04-05T15:17:18Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38092 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Auctioned in a period of great economic growth and euphoria with the future of Brazil,
several public concessions face the new and lengthy process of re-bidding - consensual
termination of the concession contract – in order to stop losses involving the concessionaires,
the users of their services and the Brazilian state. Meanwhile, billions of reais in investments
are suspended awaiting an outcome to this situation. This academic work aims to evaluate the
financial performance of three commom public concessions of different modes of transportion
and the reasons that led the concessionaires to request their devolution to the granting
authority. These public concessions are the Viracopos International Airport, the BR040/DF/GO/MG highway and the Malha Oeste railroad. The analysis of the financial situation
of the concessionaires was carried out on their financial statements and the period of analysis
starts from the first financial statement made available in digital media by the concessionaire
to the public and ends in the year 2021. In the end, it is concluded that the concessionaires
presented, in the analyzed periods, unsatisfactory annual financial results to finance the
planned investments plus their respective acquisition. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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