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dc.contributor.advisorWilbert, Marcelo Driemeyer-
dc.contributor.authorAssis, Matheus de Oliveira-
dc.identifier.citationASSIS, Matheus de Oliveira. Performance financeira de concessões públicas em processo de relicitação. 2023. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractLeiloadas num período de grande crescimento econômico e euforia com o futuro do Brasil, diversas concessões públicas enfrentam o novo e demorado processo de relicitação - extinção consensual do contrato de concessão – com vista a estancar prejuízos envolvendo as concessionárias, os usuários dos seus serviços e o Estado brasileiro. Enquanto isso, bilhões de reais em investimentos encontram-se suspensos a espera de um desfecho para essa situação. Este trabalho acadêmico objetiva avaliar o desempenho financeiro de três concessões públicas comuns de diferentes modais de transporte e as razões que levaram as concessionárias a solicitarem as suas devoluções ao poder concedente. Esses empreendimentos são o Aeroporto Internacional de Viracopos, a rodovia BR-040/DF/GO/MG e a ferrovia Malha Oeste. A análise da situação financeira das concessionárias foi feita sobre as demonstrações financeiras das mesmas e o período de análise começa a partir da primeira demonstração financeira disponibilizada em meio digital pela concessionária ao público e termina no ano 2021. Ao final, concluiu-se que as concessionárias apresentaram, nos períodos analisados, resultados financeiros anuais insatisfatórios para financiar os investimentos planejados e os seus respectivos valores de aquisição.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConcessões administrativaspt_BR
dc.subject.keywordDesempenho econômicopt_BR
dc.subject.keywordContabilidade regulatóriapt_BR
dc.titlePerformance financeira de concessões públicas em processo de relicitaçãopt_BR
dc.title.alternativeFinancial performance of public concessions in the request processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-05T15:17:18Z-
dc.date.available2024-04-05T15:17:18Z-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38092-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Auctioned in a period of great economic growth and euphoria with the future of Brazil, several public concessions face the new and lengthy process of re-bidding - consensual termination of the concession contract – in order to stop losses involving the concessionaires, the users of their services and the Brazilian state. Meanwhile, billions of reais in investments are suspended awaiting an outcome to this situation. This academic work aims to evaluate the financial performance of three commom public concessions of different modes of transportion and the reasons that led the concessionaires to request their devolution to the granting authority. These public concessions are the Viracopos International Airport, the BR040/DF/GO/MG highway and the Malha Oeste railroad. The analysis of the financial situation of the concessionaires was carried out on their financial statements and the period of analysis starts from the first financial statement made available in digital media by the concessionaire to the public and ends in the year 2021. In the end, it is concluded that the concessionaires presented, in the analyzed periods, unsatisfactory annual financial results to finance the planned investments plus their respective acquisition.pt_BR
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