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dc.contributor.advisorWolff, Eliete Ávila-
dc.contributor.authorSouza, Eurilene Francisco de-
dc.identifier.citationSOUZA, Eurilene Francisco de. A ciranda infantil enquanto espaço político feminino: a experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo, UnB Planaltina. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Linguagens, Artes e Literatura, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na Ciranda Infantil do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. Teve como foco o lugar ocupado pelas mulheres, enquanto espaço materno/político/pedagógico. A ciranda é um espaço de cuidado lúdico e educativo. Foi realizada pesquisa bibliográfica acerca de trabalhos que discutem a educação infantil do campo, sobre a questão de gênero na universidade, assim como sobre a origem e a experiência da ciranda infantil da LEdoC. A metodologia consistiu de observação, consulta documental e aplicação de questionário a técnica de observação participante como forma de conhecer a relação da ciranda com as mães. Aplicamos um questionário aos estudantes do curso sobre a importância da ciranda para a formação de professores. Encontramos que a ciranda promove o espaço de cuidado educativo necessário para as mães exercerem suas tarefas de estudantes universitárias. Identificamos que a ciranda afeta toda a faculdade de Planaltina, na medida em que envolve técnicos de vários setores, professores e estudantes na sua manutenção. São essencialmente estudantes e em especial as mães universitárias que garantem a continuidade deste espaço em uma atitude de compromisso com a sua própria formação e com o espaço enquanto direito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleA ciranda infantil enquanto espaço político feminino : a experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo, UnB Planaltinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-05T12:22:49Z-
dc.date.available2024-04-05T12:22:49Z-
dc.date.submitted2021-06-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38078-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract2Este trabajo es el resultado de una investigación realizada en Ciranda Infantil de la Licenciatura en Educación Rural de la Universidad de Brasilia. Se centró en el lugar que ocupa la mujer como espacio materno / político / pedagógico. La ciranda es un espacio de cuidado lúdico y educativo. Se realizó una investigación bibliográfica sobre trabajos que discuten la educación infantil rural, sobre el tema de género en la universidad, así como sobre el origen y vivencia de la ciranda infantil en LEdoC. La metodología consistió en la observación, consulta de documentos y aplicación de un cuestionario utilizando la técnica de observación participante como forma de conocer la relación entre el tamiz y las madres. Aplicamos un cuestionario a los alumnos del curso sobre la importancia de las ciranda para la formación del profesorado. Encontramos que ciranda promueve el espacio de atención educativa necesario para que las madres puedan desarrollar sus tareas como estudiantes universitarias. Identificamos que la ciranda afecta a toda la Facultad de Planaltina, ya que involucra a técnicos de diversos sectores, profesores y estudiantes en su mantenimiento. Son esencialmente estudiantes y sobre todo madres universitarias que garantizan la continuidad de este espacio en una actitud de compromiso con la propia educación y con el espacio como derecho.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



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