Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Wolff, Eliete Ávila | - |
dc.contributor.author | Souza, Eurilene Francisco de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Eurilene Francisco de. A ciranda infantil enquanto espaço político feminino: a experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo, UnB Planaltina. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Habilitação em Linguagens, Artes e Literatura, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada na Ciranda Infantil do Curso de
Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. Teve como foco o
lugar ocupado pelas mulheres, enquanto espaço materno/político/pedagógico. A
ciranda é um espaço de cuidado lúdico e educativo. Foi realizada pesquisa
bibliográfica acerca de trabalhos que discutem a educação infantil do campo, sobre
a questão de gênero na universidade, assim como sobre a origem e a experiência
da ciranda infantil da LEdoC. A metodologia consistiu de observação, consulta
documental e aplicação de questionário a técnica de observação participante como
forma de conhecer a relação da ciranda com as mães. Aplicamos um questionário
aos estudantes do curso sobre a importância da ciranda para a formação de
professores.
Encontramos que a ciranda promove o espaço de cuidado educativo necessário
para as mães exercerem suas tarefas de estudantes universitárias. Identificamos
que a ciranda afeta toda a faculdade de Planaltina, na medida em que envolve
técnicos de vários setores, professores e estudantes na sua manutenção.
São essencialmente estudantes e em especial as mães universitárias que garantem
a continuidade deste espaço em uma atitude de compromisso com a sua própria
formação e com o espaço enquanto direito. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.title | A ciranda infantil enquanto espaço político feminino : a experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo, UnB Planaltina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-05T12:22:49Z | - |
dc.date.available | 2024-04-05T12:22:49Z | - |
dc.date.submitted | 2021-06-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38078 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo es el resultado de una investigación realizada en Ciranda Infantil de la
Licenciatura en Educación Rural de la Universidad de Brasilia. Se centró en el lugar
que ocupa la mujer como espacio materno / político / pedagógico. La ciranda es un
espacio de cuidado lúdico y educativo. Se realizó una investigación bibliográfica
sobre trabajos que discuten la educación infantil rural, sobre el tema de género en la
universidad, así como sobre el origen y vivencia de la ciranda infantil en LEdoC. La
metodología consistió en la observación, consulta de documentos y aplicación de un
cuestionario utilizando la técnica de observación participante como forma de conocer
la relación entre el tamiz y las madres. Aplicamos un cuestionario a los alumnos del
curso sobre la importancia de las ciranda para la formación del profesorado.
Encontramos que ciranda promueve el espacio de atención educativa necesario
para que las madres puedan desarrollar sus tareas como estudiantes universitarias.
Identificamos que la ciranda afecta a toda la Facultad de Planaltina, ya que involucra
a técnicos de diversos sectores, profesores y estudiantes en su mantenimiento.
Son esencialmente estudiantes y sobre todo madres universitarias que garantizan la
continuidad de este espacio en una actitud de compromiso con la propia educación y
con el espacio como derecho. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura
|