Título: | Construção do pensamento analítico : um estudo com alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Conceição, Lucas Ricardo da Silva |
Orientador(es): | Botelho, Ducineli Régis |
Assunto: | Estudantes universitários - Ciências Contábeis Contadores - formação profissional |
Data de apresentação: | 11-Jul-2023 |
Data de publicação: | 4-Abr-2024 |
Referência: | CONCEIÇÃO, Lucas Ricardo da Silva. Construção do pensamento analítico: um estudo com alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2023. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O surgimento da Sociedade da Informação a partir das mudanças que ocorrem entre os anos de
1970 e 1980 transformaram radicalmente o ambiente em que o profissional contábil se encontra,
com a introdução de novas tecnologias, a harmonização das normas internacionais da
Contabilidade e aproximou-se o trabalho na área muito mais à aspectos da mente do que os
estereótipos do “guarda-livros” de outrora. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo
geral analisar a capacidade analítica dos estudantes do Curso de graduação em Ciências
Contábeis da UnB a sua habilidade para solucionar problemas de natureza contábil. Trata-se de
uma pesquisa exploratória, qualitativa e transversal. O instrumento de coleta e geração de dados
utilizado neste estudo consistiu na aplicação de questionário para 161 participantes distribuídos
em três grupos selecionados entre estudantes do primeiro, quarto e sétimos semestres do curso
acerca da reflexão cognitiva desses. Através dos resultados obtidos não foi possível verificar
uma progressão linear do desenvolvimento analítico ao longo da graduação, havendo os
discentes do início do curso alcançado uma nota média de 2,44 em 7, seguidos por um aumento
da média para 3,07 entre os alunos que se encontravam na meio da sua formação e decaindo a
nota dos que estavam no final para 2,60 em 7. Também foi possível verificar quais habilidades
e competências os discentes acreditavam serem mais ou menos mencionadas em sala de aula e
quais eles afirmavam ter mais empenho para aprender, com conteúdos como “desenvolvimento
pessoal” e “ética, moral e boas atitudes” tendo ficado em destaque. O presente estudo contribui
para gerar discussões e reflexões acerca do processo de formação de novos profissionais
contábeis nas instituições de ensino superior, podendo ser expandido para outros cursos da área
de Ciências Sociais Aplicadas. |
Abstract: | The emergence of the Information Society from the changes that occurred between the 1970s
and 1980s radically transformed the environment in which the accounting professional finds
himself, with the introduction of new technologies, the harmonization of international
accounting standards and the approach to work in the field is much more about aspects of the
mind than the “bookkeeper” stereotypes of yesteryear. In this context, the present study has the
general objective of analyzing the analytical capacity of the students of the Undergraduate
Course in Accounting at UnB and their ability to solve problems of an accounting nature. This
is an exploratory, qualitative and cross-sectional research. The data collection and generation
instrument used in this study consisted of applying a questionnaire to 161 participants divided
into three groups selected among students from the first, fourth and seventh semesters of the
course about their cognitive reflection. Through the results obtained, it was not possible to
verify a linear progression of analytical development throughout graduation, with students at
the beginning of the course reaching an average grade of 2.44 out of 7, followed by an increase
in the average to 3.07 among students who were in the middle of their training and the grade of
those who were at the end dropping to 2.60 out of 7. It was also possible to verify which skills
and competences the students believed were more or less mentioned in the classroom and which
they claimed to have more commitment to learning, with content such as “personal
development” and “ethics, morals and good attitudes” being highlighted. The present study
contributes to generate discussions and reflections about the training process of new accounting
professionals in higher education institutions, and can be expanded to other courses in the field
of Applied Social Sciences. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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