Título: | Influenciadores influenciam? : uma análise do comportamento da ação após indicação de investimento de influenciadores digitais de finanças entre janeiro e novembro de 2022 |
Autor(es): | Cardoso, Mariana Beatriz Santos |
Orientador(es): | Silva, César Augusto Tibúrcio |
Assunto: | Investimentos Influenciadores digitais Mercado financeiro Finanças comportamentais |
Data de apresentação: | 7-Fev-2023 |
Data de publicação: | 4-Abr-2024 |
Referência: | CARDOSO, Mariana Beatriz Santos. Influenciadores influenciam?: uma análise do comportamento da ação após indicação de investimento de influenciadores digitais de finanças entre janeiro e novembro de 2022. 2023. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | No cenário atual, a divulgação de informações através da Internet tem tomado uma
relevante proporção. O conhecimento no mundo das finanças passou a ser amplamente
consumido no Brasil e, com isso, alguns expoentes sobre o assunto passaram a assumir
uma posição de liderança e influenciar pessoas em suas decisões de investimento, os
chamados Influenciadores Digitais. O objetivo da presente pesquisa é avaliar se o
influenciador de fato tem um impacto no mercado e, para isso, observou-se o
comportamento da ação antes e após a indicação de determinado influenciador. Para
isto, foi verificado se houve uma alta ou queda no preço médio da ação recomendada
(compra ouvenda) entre janeiro e novembro do ano de 2022. Para chegar ao resultado,
foi feito um levantamento das indicações de investimento em conteúdos disponibilizados
em canais digitais, levando em consideração a data de postagem do conteúdo. Das 51
indicações com significância estatística, 34 tiveram uma variação condizente com o que
o influenciador indicou em seu conteúdo, ou seja, o preço médio da ação de fato
aumentou após uma indicação de compra ou diminuiu após uma indicação de venda. O
percentual de acerto obtido em um teste de proporção mostra que este valor é superior ao
mero acaso. A partir deste estudo, é possível questionar a confiabilidade das
informações trazidas pelos influenciadores, bem como uma atuação mais rígida por
parte da CVM. Pode-se, ainda, entender sobre o crescimento de investidores na Bolsa
de Valores brasileira – B3, e sua recente democratização. Esta pesquisa contribui, ainda,
para o incentivo a educação financeira como forma de combater a desinfomação
financeira. |
Abstract: | In the current scenario, the dissemination of information through the Internet has taken on a
relevant proportion. Knowledge in the world of finance became widely consumed in Brazil
and, as a result, some exponents on the subject began to assume a leadership position and
influence people in their investment decisions, the so-called Digital Influencers. The
objective of this research is to assess whether the influencer actually has an impact on the
market and, for that, the behavior of the action was observed before and after the indication
of a certain influencer. For this, it was verified whether there was a rise or fall in the average
price of the recommended share (buy or sell) between January and November of 2022. To
arrive at the result, a survey was carried out of investment indications in content available
on digital channels , taking into account the posting date of the content. Of the 51
indications with statistical significance, 34 had a variation consistent with what the
influencer indicated in their content, that is, the average share price actually increased after a
buy indication or decreased after a sell indication. The percentage of correct answers
obtained in a proportion test shows that this value is superior to mere chance. From this
study, it is possible to question the reliability of the information brought by the influencers,
as well as a more rigid action by the CVM. One can also understand about the growth of
investors in the Brazilian Stock Exchange - B3, and its recent democratization. This
research also contributes to encouraging financial education as a way to combat financial
misinformation. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.