Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim | - |
dc.contributor.author | Barros, Estela Lima | - |
dc.contributor.author | Silva, Helena Cristina Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Estela Lima; SILVA, Helena Cristina Ribeiro. Acesso livre: aplicativo que divulga e avalia acessibilidades arquitetônicas do Campus Universitário Darcy Ribeiro (UnB). 2023. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023. Consta arquivo adicional do produto desenvolvido juntamente ao trabalho de conclusão. | pt_BR |
dc.description.abstract | A universidade pública visa ser um ambiente plural, inclusivo e democrático, no qual
as diversas diferenças possam ser respeitadas. Este trabalho apresenta reflexões e
estudos sobre as acessibilidades arquitetônicas no Campus Universitário Darcy
Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB). Realizamos uma análise de alguns
ambientes da Universidade, avaliando as acessibilidades arquitetônicas e
identificamos problemas como: a falta ou o desgaste de piso tátil, elevadores
quebrados e banheiros inadequados nas dependências da UnB. A fim de buscar
uma solução comunicacional para a carência destas acessibilidades, decidimos
realizar o planejamento de um aplicativo chamado Acesso Livre, cujo objetivo é que
os usuários possam se informar sobre as acessibilidades dos locais do Campus
Darcy Ribeiro. Desejamos também contribuir no processo de desenvolvimento de
uma rede de melhorias em relação às acessibilidades arquitetônicas que colaborem
com a permanência de pessoas com deficiência nos campos educacionais e
profissionais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.title | Acesso livre : aplicativo que divulga e avalia acessibilidades arquitetônicas do Campus Universitário Darcy Ribeiro (UnB) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-03T11:46:00Z | - |
dc.date.available | 2024-04-03T11:46:00Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38052 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The public university intends to be a plural, inclusive and democratic environment,
where the various differences can be respected. This paper presents reflections and
studies on the architectural accessibility at the Darcy Ribeiro Campus of the
University of Brasília (UnB). We carried out an analysis of some environments of the
university, evaluating the architectural accessibility and identified problems such as:
the lack or deterioration of tactile flooring, broken elevators and inadequate
bathrooms on the premises of the UnB. In order to seek a communicational solution
for the lack of these accessibilities, we decided to plan an app called "Acesso Livre",
whose goal is that users can get information about the accessibility of the places in
the Darcy Ribeiro Campus. We also want to contribute to the process of developing a
network of improvements in architectural accessibility that collaborate on the
permanence of people with disabilities in educational and professional fields. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|