Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/38049
Título: | Práticas musicais e socioeducativas no projeto Música e Cidadania |
Autor(es): | Pinheiro, Lucas Souza |
Orientador(es): | Narita, Flávia Motoyama |
Assunto: | Música e sociabilidade Educação não-formal Práticas musicais em grupo |
Data de apresentação: | 13-Dez-2019 |
Data de publicação: | 30-Mar-2024 |
Referência: | PINHEIRO, Lucas Souza. Práticas musicais e socioeducativas no projeto Música e Cidadania. 2019. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Tendo em vista a minha formação inicial em música ter sido em um contexto não formal de
educação musical, pesquisei sobre as práticas musicais e socioeducativas no projeto social
Música e Cidadania. A fim de conhecer essas práticas musicais, escolhi o ensino musical de
cordas friccionadas em grupo do referido projeto. Busquei identificar princípios pedagógicomusicais nas práticas em grupo de instrumentos de cordas friccionadas e discutir a
importância das interações nas práticas musicais como fator social e educativo. A partir de
observações e de um questionário verificou-se que tais práticas eram desenvolvidas no
contraturno da escola, em grupos de instrumentos musicais e tinham como foco o
desenvolvimento integral do indivíduo. Identificou-se que estas práticas promovem a
sociabilidade entre os indivíduos criando vínculos de amizade, respeito, responsabilidade e
inclusão social. As práticas em grupo desse projeto possibilitaram o acesso ao ensino de
música a uma maior quantidade de pessoas. Alguns aspectos observados foram: o aluno toca
a música em grupo desde a primeira aula, o aprendizado ocorre pela observação e
comparação das dificuldades promovendo a manutenção da autoestima e motivação. Com
isso, constatamos que as práticas de instrumentos musicais em grupo podem promover
aspectos extramusicais que favorecem a formação integral do ser humano, tendo em vista a
questão da sociabilidade como fator transformador. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.