Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38039
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GuilhermeDeSouzaNunes_tcc.pdf188,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do efeito moldura em graduandos de Ciências Contábeis
Autor(es): Nunes, Guilherme de Souza
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Data de apresentação: 1-Fev-2023
Data de publicação: 28-Mar-2024
Referência: NUNES, Guilherme de Souza. Análise do efeito moldura em graduandos de Ciências Contábeis. 2023. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O principal objetivo deste estudo é analisar a tomada de decisão dos alunos graduandos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília frente à presença do efeito moldura. Nessa análise está incluída a avaliação de variáveis que possam causar alguma influência. Um questionário foi utilizado para a obtenção dos dados, o qual foi aplicado em mais de cento e noventa alunos no ano de 2022. Estatísticas descritivas, a regressão logit binária e o teste de duas proporções foram utilizadas na análise dos dados. Nos resultados, foi possível identificar a presença do efeito moldura, o que significa dizer que o modo de apresentação de uma determinada situação influenciou a escolha do indivíduo. Além disso, em relação as variáveis somente em uma pergunta mostraram influência, sendo elas: a experiência profissional e o gênero. O estudo pretende contribuir em identificar o comportamento de tomada de decisão que os graduandos de contabilidade, futuros contadores, possuem em relação ao viés do efeito moldura, visto que hoje a tomada de decisão para os contadores se tornou algo inerente do seu dia a dia.
Abstract: The main objective of this study is to analyze the decision-making of undergraduate students of the Accounting Sciences course at the University of Brasilia in the face of the framing effect. This analysis includes the evaluation of variables that may cause some influence. A questionnaire was used to obtain the data, which was applied to more than one hundred and ninety students in the year 2022. Descriptive statistics, binary logit regression and the test of two proportions were used in data analysis. In the results, it was possible to identify the presence of the framing effect, which means that the way of presenting a particular situation influenced the individual's choice. In addition, about the variables, only one question showed influence, they were: professional experience and gender. The study aims to contribute to identifying the decision-making behavior that accounting undergraduates, future accountants, have about the framing effect bias since today, decision-making for accountants has become something inherent in their daily lives.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.