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dc.contributor.advisorFernandes, José Lúcio Tozetti-
dc.contributor.authorPessanha, Gabriel Augusto Brasil-
dc.identifier.citationPESSANHA, Gabriel Augusto Brasil. A relação entre o desempenho das empresas dos setores de consumo cíclico e não cíclico e os períodos de crise. 2023. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetivou analisar as relações entre os períodos de crise econômica de 2014/2016 e pandemia do Covid-19, e o desempenho econômico de empresas brasileiras componentes dos setores de consumo cíclico e não cíclico. Para tal, adotou-se como variáveis indicadores econômico-financeiros, quais sejam: liquidez geral, liquidez corrente, rentabilidade (medida pelo retorno sobre ativo), endividamento e variação da receita. A amostra da pesquisa consistiu em 142 empresas brasileiras listada na B3, cujos dados referentes aos anos de 2010 a 2022 foram colhidos no site Economática. Além disso, de modo a evitar distorções, utilizou-se a técnica de exclusão de outliers com a eliminação de dados demasiadamente discrepantes (dois desvios-padrão) das médias obtidas. Após a constatação de que os dados não possuíam distribuição normal, que não eram pareados e que foram analisados mais de dois grupos, utilizou-se como método de análise o teste de comparação de grupos de Kruskal-Wallis. Foi observado que, a depender da variável, a reação das empresas do setor de consumo cíclico e não cíclico à períodos de crise mostrou-se diferente. Para as firmas alocadas no setor de consumo cíclico, indicadores como liquidez geral e endividamento não apresentaram reação às crises abordadas no estudo, o que não aconteceu com os indicadores de liquidez corrente, rentabilidade e variação da receita, indicando que, possivelmente, tais crises contribuíram para a variação dos mesmos. Já para as empresas do setor de consumo não cíclico, os indicadores liquidez geral, liquidez corrente e endividamento não apresentaram uma relação significativa com as crises, ao passo que a rentabilidade e variação da receita foram possivelmente afetados por esses períodos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConsumo cíclicopt_BR
dc.subject.keywordEconomia brasileirapt_BR
dc.subject.keywordIndicadores econômicospt_BR
dc.titleA relação entre o desempenho das empresas dos setores de consumo cíclico e não cíclico e os períodos de crisept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-28T11:07:31Z-
dc.date.available2024-03-28T11:07:31Z-
dc.date.submitted2023-07-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38035-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aimed to analyze the relationships between the economic crisis periods of 2014/2016 and the Covid-19 pandemic, and the economic performance of Brazilian companies in the cyclical and non-cyclical consumer sectors. For this purpose, economic and financial indicators were adopted as variables, namely: current ratio, general liquidity, profitability (measured by return on assets), debt, and revenue variation. The research sample consisted of 142 Brazilian companies listed on B3, whose data from 2010 to 2022 were collected from the Economática website. Additionally, in order to avoid distortions, the technique of outlier exclusion was used, eliminating data that were excessively discrepant (two standard deviations) from the obtained means. After determining that the data did not have a normal distribution, were not paired, and more than two groups were analyzed, the Kruskal-Wallis test was used as the method of analysis for group comparison. It was observed that, depending on the variable, the reaction of companies in the cyclical and non-cyclical consumer sectors to crisis periods differed. For companies in the cyclical consumer sector, indicators such as general liquidity and debt did not show a reaction to the crises addressed in the study, unlike the indicators of current ratio, profitability, and revenue variation, indicating that these crises possibly contributed to their variation. On the other hand, for companies in the non-cyclical consumer sector, indicators such as general liquidity, current ratio, and debt did not show a significant relationship with the crises, while profitability and revenue variation were possibly affected by these periods.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



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