Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Tinoco, Robson Coelho | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Luiza Nogueira | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ana Luiza Nogueira. Viver o outro sem esquecer-se a si mesmo: a empatia e o ensino da literatura. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo pretende apresentar a visão de Edith Stein, enquanto fenomenóloga, a respeito da
empatia, observando uma relação entre a literatura e o ato empático com o objetivo de
proporcionar uma nova perspectiva aos educadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de
abordagem exploratória, construída principalmente em levantamento bibliográfico e análise.
Foram investigadas a tese doutoral de Edith Stein sobre a empatia e seus escritos
autobiográficos, bem como os trabalhos de pesquisadores que se dedicaram a compreender o
conceito de empatia e suas implicações para uma ideia sobre a constituição humana presente
no pensamento de Stein – Barea (2015), Parise (2018) e Rocha (2021). Para a relação
empatia/literatura, foram selecionados autores que apresentassem uma visão sobre a literatura,
em um contexto de pensá-la para a educação e o ensino – Cosson (2009, 2020) –, para observar
a semelhança entre a percepção de um “papel” ou “função” e a literatura. Também se recorreu
a trabalhos que, mesmo a partir de outras definições de empatia, estabelecessem uma relação
entre a literatura e ela – Hemkemeier (2020), Lewis (2020). Considerou-se, ao fim, que os fortes
indícios de que há de fato uma relação entre a leitura literária e o desenvolvimento da empatia
justificam o incentivo para que esse aspecto seja levado em conta na educação, considerando
todas as consequências do ato empático na vida do ser humano. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emoções | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Viver o outro sem esquecer-se a si mesmo : a empatia e o ensino da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T11:18:23Z | - |
dc.date.available | 2024-03-22T11:18:23Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/38020 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study intends to present Edith Stein's vision about empathy, observing the possible relation
between literature and the empathic act in order to provide a new perspective to educators. This
is a qualitative research, with an exploratory approach, built mainly on bibliographical survey
and analysis. Edith Stein's doctoral thesis on empathy and her autobiographical writings were
investigated, as well as the works of researchers who had dedicated themselves to understanding
the concept of empathy and its implications for an idea of human constitution by Stein – Barea
(2015), Parise (2018) and Rocha (2021). About the relation between empathy and literature
relation, there were selected authors who presented a vision of literature in a context related
with education and teaching – Cosson (2009, 2020) –, to observe the similarity between the
perception of a “ role” or “function” of empathy and literature. Works were also used that, even
based on other definitions of empathy, established a relationship between literature and it –
Heimkemeier (2020), Lewis (2020). Finally, it was considered that there are strong indications
that a possible relation between literary reading and the development of empathy justify the
incentive for educators to consider this aspect, considering all the consequences of the
empathetic act in the life of human being. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|