Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38005
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LeticiaGabrielaVieiraAraujo_tcc.pdf179,89 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMedeiros Junior, Paulo-
dc.contributor.authorAraújo, Letícia Gabriela Vieira de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Letícia Gabriela Vieira de. As individualidades da pessoa autista e o processo de aquisição linguística.2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa, almejamos demonstrar a singularidade que o processo de aprendizagem de uma segunda língua é para uma pessoa autista. A criança autista é capaz de ser bilíngue e responder ao mesmo comando em idiomas diferentes. O TEA, Transtorno do Espectro Autista, atinge de 1% a 2% da população mundial e, durante muitos anos, foi rotulado como uma doença mental e utilizado para taxar as pessoas autistas como incapazes. A criança autista não interage da mesma forma que uma criança neurotípica. Dessa forma, o processo de aprendizagem, muitas vezes, é diferente, pois elas tendem a ser muito seletivas com seus interesses. Cabe ao professor selecionar meios para melhor auxiliar a criança no seu desenvolvimento. Para este artigo, foi utilizado como base uma avaliação de caso específico e feita a análise de vídeos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismopt_BR
dc.subject.keywordBilinguismopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titleAs individualidades da pessoa autista e o processo de aquisição linguísticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-21T13:58:13Z-
dc.date.available2024-03-21T13:58:13Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38005-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In this paper, we aim to demonstrate the singularity of the process of learning a second language for an autistic person. The autistic child is able to be bilingual and respond to the same command in different languages. ASD, Autistic Spectrum Disorder, affects 1% to 2% of the World population and, for many years, was labeled as a mental illness and picturing autistic people as incapable.The autistic child does not interact the same way as a neurotypical child does. Therefore, the learning process, frequently, is different, because they tend to be very selective with their interests. For this article, a case study and video analysis were used as a basis. It is up to the teacher to find the means to better guide the child through their development. For this article, an evaluation of a specific case found on public social media was used as the basis and analysis of videos was done.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.