Título: | Sor Juana Inés de la Cruz em defesa do magistério feminino em sua obra : respuesta a Sor Filota de la Cruz |
Autor(es): | Santos, Victorya Firminna de Souza |
Orientador(es): | More, Anna Herron |
Assunto: | Feminismo Literatura mexicana Educação feminina Juana Inés de la Cruz, 1651 - 1695 |
Data de apresentação: | 18-Dez-2023 |
Data de publicação: | 20-Mar-2024 |
Referência: | SANTOS, Victorya Firminna de Souza. Sor Juana Inés de la Cruz em defesa do magistério feminino em sua obra: respuesta a Sor Filota de la Cruz. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a carta da poetisa e monja sor Juana Inés de la Cruz
(1648 ou 1651-1695) a sor Filotea de la Cruz, documento intitulado Respuesta de la poetisa a
la muy Ilustre sor Filotea de la Cruz. Pretende-se evidenciar a defesa da monja Jerônima ao
magistério feminino, bem como, responder a outros questionamentos levantados. Para isso foi
realizado uma pesquisa de caráter qualitativo e de natureza interpretativa, através da revisão
bibliográfica de autores especialistas sobre Sor Juana e sua época. Ademais, outro pressuposto
é entender a condição educacional e o papel da mulher na sociedade colonial do século XVII
no território Nueva España. Verificou-se que a Carta constitui-se como o maior documento do
século XVII a favor do exercício do magistério feminino. A partir dessa constatação, conclui se que há na carta recursos suficientes para demonstrar a viabilidade, necessidade e importância
de um novo modelo de educação, baseado na ampliação do acesso educacional e da capacitação
para a docência feminina. |
Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo analizar la carta de la poetisa y monja sor Juana Inés de la Cruz
(1648 o 1651-1695) a sor Filotea de la Cruz, documento titulado "Respuesta de la poetisa a la
muy Ilustre sor Filotea de la Cruz". Se propone evidenciar la defensa de la monja Jerónima al
magisterio femenino, así como contestar a otros cuestionamientos planteados. Para ello, se llevó
a cabo una búsqueda de carácter cualitativo y naturaleza interpretativa, a través de la revisión
bibliográfica de autores especialistas en Sor Juana y su época. Además, otro presupuesto es
comprender la condición educativa y el papel de la mujer en la sociedad colonial del siglo XVII
en el territorio de Nueva España. Se concluyó que la Carta se constituye como el documento
más importante del siglo XVII en favor del ejercicio del magisterio femenino. Dada esta
constatación, se concluye que la carta contiene recursos suficientes para demostrar la viabilidad,
necesidad e importancia de un nuevo modelo de educación, basado en la ampliación del acceso
educativo y la capacitación para la docencia femenina. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.