Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37982
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_VictoryaFirminnaDeSouzaSantos_tcc.pdf493,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sor Juana Inés de la Cruz em defesa do magistério feminino em sua obra : respuesta a Sor Filota de la Cruz
Autor(es): Santos, Victorya Firminna de Souza
Orientador(es): More, Anna Herron
Assunto: Feminismo
Literatura mexicana
Educação feminina
Juana Inés de la Cruz, 1651 - 1695
Data de apresentação: 18-Dez-2023
Data de publicação: 20-Mar-2024
Referência: SANTOS, Victorya Firminna de Souza. Sor Juana Inés de la Cruz em defesa do magistério feminino em sua obra: respuesta a Sor Filota de la Cruz. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a carta da poetisa e monja sor Juana Inés de la Cruz (1648 ou 1651-1695) a sor Filotea de la Cruz, documento intitulado Respuesta de la poetisa a la muy Ilustre sor Filotea de la Cruz. Pretende-se evidenciar a defesa da monja Jerônima ao magistério feminino, bem como, responder a outros questionamentos levantados. Para isso foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativo e de natureza interpretativa, através da revisão bibliográfica de autores especialistas sobre Sor Juana e sua época. Ademais, outro pressuposto é entender a condição educacional e o papel da mulher na sociedade colonial do século XVII no território Nueva España. Verificou-se que a Carta constitui-se como o maior documento do século XVII a favor do exercício do magistério feminino. A partir dessa constatação, conclui se que há na carta recursos suficientes para demonstrar a viabilidade, necessidade e importância de um novo modelo de educação, baseado na ampliação do acesso educacional e da capacitação para a docência feminina.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo analizar la carta de la poetisa y monja sor Juana Inés de la Cruz (1648 o 1651-1695) a sor Filotea de la Cruz, documento titulado "Respuesta de la poetisa a la muy Ilustre sor Filotea de la Cruz". Se propone evidenciar la defensa de la monja Jerónima al magisterio femenino, así como contestar a otros cuestionamientos planteados. Para ello, se llevó a cabo una búsqueda de carácter cualitativo y naturaleza interpretativa, a través de la revisión bibliográfica de autores especialistas en Sor Juana y su época. Además, otro presupuesto es comprender la condición educativa y el papel de la mujer en la sociedad colonial del siglo XVII en el territorio de Nueva España. Se concluyó que la Carta se constituye como el documento más importante del siglo XVII en favor del ejercicio del magisterio femenino. Dada esta constatación, se concluye que la carta contiene recursos suficientes para demostrar la viabilidad, necesidad e importancia de un nuevo modelo de educación, basado en la ampliación del acceso educativo y la capacitación para la docencia femenina.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Espanhol



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.