Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Martinez Amaro, José Luis | - |
dc.contributor.author | Bernardo Morán, Maria Mercedez | - |
dc.identifier.citation | BERNARDO MORÁN, Maria Mercedez. Entre Hansen, Aristóteles e Lope de Vega: a desierarquização da historicidade do Século de Ouro na literatura teatral apresentada em “El Burlador de Sevilla y Convidado de Piedra” (1630) de Tirso de Molina. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo desenvolver, a partir das proposições de Hansen (2006),
uma análise crítica da obra “El Burlador de Sevilla y Convidado de Piedra” (1630) de Tirso de
Molina, considerando preceptivas dos Clássicos de Aristóteles e processos de hibridação de
alguns elementos textuais aristotélicos na escola teatral espanhola de Lope de Vega no Século
XVII. A proposta aqui foi, a partir da estilística, compreender e reafirmar as proposições de
Hansen de que as preceptivas do Século de Ouro não podem ser classificadas com um tipo de
arte inferior à chamada Era Clássica, uma vez que, como apontou a nossa análise investigava,
refere-se tão somente à ressignificação de elementos textuais decorrentes das mudanças
geográficas, históricas e culturais da sociedade humana. Portanto, a pesquisa concluiu ser
pertinente a proposta de desierarquização do Barroco do Século XVII, o Século de Ouro,
umas das épocas mais ricas da produção intelectual e artística da humanidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte medieval | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro espanhol | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola | pt_BR |
dc.title | Entre Hansen, Aristóteles e Lope de Vega : a desierarquização da historicidade do Século de Ouro na literatura teatral apresentada em “El Burlador de Sevilla y Convidado de Piedra” (1630) de Tirso de Molina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T13:23:09Z | - |
dc.date.available | 2024-03-20T13:23:09Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37980 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims, from the propositions of Hansen (2006) to develop a critical analysis of the
work “El Burlador de Sevilla y Convidado de Piedra” (1630) de Tirso de Molina considering
the perceptive of the Classics of Aristotle and processes of hybridization of some Aristotelian
textual elements in the Spanish theatrical school of Lope de Vega in the seventeenth century.
The proposal here was, from the stylistics, to understand and reaffirm Hansen’s propositions
that the perceptives of the Golden Age cannot be classified with a type of art inferior to the
Classical Age, since as pointed out in our analysis, it refers only to the re-signification of
textual elements arising from geographical, historical and cultural changes of human society.
Therefore, the research concludes to be pertinent the proposal of deierarchization of the
Baroque of the XVII century, the Golden Century, one of the richest times of intellectual and
artistic production of humanity. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
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