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dc.contributor.advisorMartinez Amaro, José Luis-
dc.contributor.authorBernardo Morán, Maria Mercedez-
dc.identifier.citationBERNARDO MORÁN, Maria Mercedez. Entre Hansen, Aristóteles e Lope de Vega: a desierarquização da historicidade do Século de Ouro na literatura teatral apresentada em “El Burlador de Sevilla y Convidado de Piedra” (1630) de Tirso de Molina. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desenvolver, a partir das proposições de Hansen (2006), uma análise crítica da obra “El Burlador de Sevilla y Convidado de Piedra” (1630) de Tirso de Molina, considerando preceptivas dos Clássicos de Aristóteles e processos de hibridação de alguns elementos textuais aristotélicos na escola teatral espanhola de Lope de Vega no Século XVII. A proposta aqui foi, a partir da estilística, compreender e reafirmar as proposições de Hansen de que as preceptivas do Século de Ouro não podem ser classificadas com um tipo de arte inferior à chamada Era Clássica, uma vez que, como apontou a nossa análise investigava, refere-se tão somente à ressignificação de elementos textuais decorrentes das mudanças geográficas, históricas e culturais da sociedade humana. Portanto, a pesquisa concluiu ser pertinente a proposta de desierarquização do Barroco do Século XVII, o Século de Ouro, umas das épocas mais ricas da produção intelectual e artística da humanidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte medievalpt_BR
dc.subject.keywordTeatro espanholpt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanholapt_BR
dc.titleEntre Hansen, Aristóteles e Lope de Vega : a desierarquização da historicidade do Século de Ouro na literatura teatral apresentada em “El Burlador de Sevilla y Convidado de Piedra” (1630) de Tirso de Molinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T13:23:09Z-
dc.date.available2024-03-20T13:23:09Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37980-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims, from the propositions of Hansen (2006) to develop a critical analysis of the work “El Burlador de Sevilla y Convidado de Piedra” (1630) de Tirso de Molina considering the perceptive of the Classics of Aristotle and processes of hybridization of some Aristotelian textual elements in the Spanish theatrical school of Lope de Vega in the seventeenth century. The proposal here was, from the stylistics, to understand and reaffirm Hansen’s propositions that the perceptives of the Golden Age cannot be classified with a type of art inferior to the Classical Age, since as pointed out in our analysis, it refers only to the re-signification of textual elements arising from geographical, historical and cultural changes of human society. Therefore, the research concludes to be pertinent the proposal of deierarchization of the Baroque of the XVII century, the Golden Century, one of the richest times of intellectual and artistic production of humanity.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Espanhol



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