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dc.contributor.advisorRojas, Pedro Juan-
dc.contributor.authorLima, João Victor Silva de-
dc.identifier.citationLIMA, João Victor Silva de. A relevância e efeitos da telenovela como produto sociocultural latino-americana nas sociedades e venezuelana. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta investigação verificar os aspectos observáveis nas telenovelas em relação à sociedade, para isto, fizemos um levantamento para tentar definir conceitos de sociedade e cultura expressos na relação das telenovelas para com o público. Motivam-me as indagações do porquê essas produções são tão queridas e famosas neste continente e como isso nos afeta. A partir dessas questões, proponho-me averiguar sua relevância sociocultural. Usamos um corpus documental e a análise de duas obras audiovisuais: Cheias de Charme (Brasil) e ¡Válgame Dios! (Venezuela). O intuito é observar os mecanismos e ferramentas que possibilitam o alcance e efeitos entre as relações das sociedades brasileira e venezuelana. Segundo Raymond Williams (2015), a cultura se refere a algo ordinário, que olhamos como extraordinário. Assim, compreendemos parte das telenovelas como expressões culturais artísticas; e a partir dos resultados contemplamos que esse produto funciona como um espelho, reflete seu meio, mas também o afeta. Assim, não é passivo, mas participa na construção da realidade de seu entorno. Também concluímos em análise crítica reflexiva, que a telenovela não é puramente entretenimento, senão uma ferramenta de denúncia e reafirmações identitárias e de comunicação de massas; espelha a si e a sua própria sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTelenovelaspt_BR
dc.subject.keywordAmérica Latinapt_BR
dc.subject.keywordRepresentações culturaispt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanholapt_BR
dc.titleA relevância e efeitos da telenovela como produto sociocultural latino-americana nas sociedades e venezuelanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T12:54:15Z-
dc.date.available2024-03-20T12:54:15Z-
dc.date.submitted2023-07-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37979-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1El objetivo de esta investigación es verificar los aspectos observables en las telenovelas en relación con la sociedad, para ello realizamos una encuesta para tratar de definir conceptos de sociedad y cultura expresados en la relación entre las telenovelas y el público. Me motivan preguntas sobre por qué estas producciones son tan queridas y famosas en este continente y cómo esto nos afecta. A partir de estas preguntas, propongo investigar su relevancia sociocultural. Se utilizó un corpus documental y el análisis de dos obras audiovisuales: Cheias de Charme (Brasil) y ¡Válgame Dios! (Venezuela). El objetivo es observar los mecanismos y herramientas que posibilitan los alcances y efectos entre las relaciones de las sociedades brasileña y venezolana. Según Raymond Williams (2015), la cultura se refiere a algo ordinario, que consideramos extraordinario. Así, entendemos parte de las telenovelas como expresiones culturales artísticas; y de los resultados vemos que este producto funciona como un espejo, reflejando su entorno, pero también afectándolo. Así, no es pasivo, sino que participa en la construcción de la realidad de su entorno. También concluimos en un análisis crítico-reflexivo que la telenovela no es puramente entretenimiento, sino una herramienta de denuncia y reafirmación de la identidad y la comunicación de masas; te refleja a ti mismo y a tu propia sociedad.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Espanhol



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