Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rojas, Pedro Juan | - |
dc.contributor.author | Lima, João Victor Silva de | - |
dc.identifier.citation | LIMA, João Victor Silva de. A relevância e efeitos da telenovela como produto sociocultural latino-americana nas sociedades e venezuelana. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta investigação verificar os aspectos observáveis nas telenovelas em relação à
sociedade, para isto, fizemos um levantamento para tentar definir conceitos de sociedade e cultura
expressos na relação das telenovelas para com o público. Motivam-me as indagações do porquê
essas produções são tão queridas e famosas neste continente e como isso nos afeta. A partir dessas
questões, proponho-me averiguar sua relevância sociocultural. Usamos um corpus documental e a
análise de duas obras audiovisuais: Cheias de Charme (Brasil) e ¡Válgame Dios! (Venezuela). O
intuito é observar os mecanismos e ferramentas que possibilitam o alcance e efeitos entre as
relações das sociedades brasileira e venezuelana. Segundo Raymond Williams (2015), a cultura se
refere a algo ordinário, que olhamos como extraordinário. Assim, compreendemos parte das
telenovelas como expressões culturais artísticas; e a partir dos resultados contemplamos que esse
produto funciona como um espelho, reflete seu meio, mas também o afeta. Assim, não é passivo,
mas participa na construção da realidade de seu entorno. Também concluímos em análise crítica reflexiva, que a telenovela não é puramente entretenimento, senão uma ferramenta de denúncia e
reafirmações identitárias e de comunicação de massas; espelha a si e a sua própria sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Telenovelas | pt_BR |
dc.subject.keyword | América Latina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações culturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola | pt_BR |
dc.title | A relevância e efeitos da telenovela como produto sociocultural latino-americana nas sociedades e venezuelana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T12:54:15Z | - |
dc.date.available | 2024-03-20T12:54:15Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37979 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | El objetivo de esta investigación es verificar los aspectos observables en las telenovelas en relación
con la sociedad, para ello realizamos una encuesta para tratar de definir conceptos de sociedad y
cultura expresados en la relación entre las telenovelas y el público. Me motivan preguntas sobre
por qué estas producciones son tan queridas y famosas en este continente y cómo esto nos afecta.
A partir de estas preguntas, propongo investigar su relevancia sociocultural. Se utilizó un corpus
documental y el análisis de dos obras audiovisuales: Cheias de Charme (Brasil) y ¡Válgame Dios!
(Venezuela). El objetivo es observar los mecanismos y herramientas que posibilitan los alcances y
efectos entre las relaciones de las sociedades brasileña y venezolana. Según Raymond Williams
(2015), la cultura se refiere a algo ordinario, que consideramos extraordinario. Así, entendemos
parte de las telenovelas como expresiones culturales artísticas; y de los resultados vemos que este
producto funciona como un espejo, reflejando su entorno, pero también afectándolo. Así, no es
pasivo, sino que participa en la construcción de la realidad de su entorno. También concluimos en
un análisis crítico-reflexivo que la telenovela no es puramente entretenimiento, sino una
herramienta de denuncia y reafirmación de la identidad y la comunicación de masas; te refleja a ti
mismo y a tu propia sociedad. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
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