Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37978
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MagdaLuciaSalgadoCosta_tcc.pdf794,7 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarayannis, Rosilei Justiniano-
dc.contributor.authorCosta, Magda Lucia Salgado da-
dc.identifier.citationCOSTA, Magda Lucia Salgado da. Portifólio do estágio 2: autoavaliação das competências docentes. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é a apresentação do meu portfólio, desenvolvido durante o Estágio Supervisionado 2 de Língua Espanhola, da Licenciatura em Letras Espanhol, na Universidade de Brasília. Para a elaboração deste portfólio, seguimos o modelo desenvolvido por González e Pujolà 2006, denominado o Portfólio Reflexivo do Professor (PRP). O objetivo de reflexão deste PRP foi analisar as competências necessárias para atuação de um professor de espanhol, bem como verificar em que medida foram aplicadas durante as práticas de ensino durante o Estágio 2. As amostras coletadas, ou seja, as atividades desenvolvidas, relatórios, planos de aulas, dentre outros foram fundamentais para apresentar as evidências das competências desenvolvidas durante esse período de formação docente. Para fundamentar a reflexão sobre o PRP, realizei uma a pesquisa bibliográfica, com busca de artigos, livros e periódicos sobre os temas ‘competência docente’ e ‘portfólio do professor’. Os especialistas que embasaram minha revisão bibliográfica foram Estaire e Fernández (2012), González (2007), Almeida Filho (2004), dentre outros. O resultado da utilização do PRP me permitiu ampliar minha consciência sobre as competências que consegui e analisar sobre quais precisam ser melhoradas, assim como estabelecer metas de desenvolvimento para o futuro. Além disso, reafirmou a importância do uso do portfólio como uma ferramenta que favorece a reflexão crítica, a autoavaliação e a revisão das ações que contribuem para a melhoria da formação contínua do professor de espanhol como língua estrangeira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanhola - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCompetências educacionaispt_BR
dc.titlePortifólio do estágio 2 : autoavaliação das competências docentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T12:50:31Z-
dc.date.available2024-03-20T12:50:31Z-
dc.date.submitted2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37978-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Espanhol



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.