Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Belisário, Katia Maria | - |
dc.contributor.author | Souza, Vitória Camargos de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Vitória Camargos de. A acessibilidade comunicacional na Universidade de Brasília. 2023. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A comunicação exerce um papel fundamental na relação entre sociedade e
universidade. Este estudo procura estabelecer os fatores envolvidos neste processo,
além de investigar a acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência,
que ocupam somente 0,71% das cadeiras nas instituições de ensino superior (IES),
segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (INEP, 2021). A pesquisa tem como foco uma das principais universidades
públicas do país, a Universidade de Brasília (UnB). A pergunta central é: a UnB
proporciona uma comunicação acessível aos alunos com deficiência? Para
responder a essa pergunta, foram utilizados diferentes autores, como Sassaki
(2005), Chiavenato (2004) e Kunsch (2006), por meio de pesquisa bibliográfica
sobre acessibilidade, comunicação organizacional, comunicação interna e web.
Além disso, foram realizadas entrevistas com a Secretaria de Comunicação da
Universidade, a fim de compreender os processos comunicacionais adotados.
Também foi conduzida uma pesquisa de opinião para avaliar as percepções dos
alunos com deficiência. Por fim, foi realizada a análise do Instagram da UnB, tendo
como base as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG, 2018). Os
resultados obtidos demonstram que ainda existem desafios substanciais para
promoção da inclusão de pessoas com deficiência na Universidade de Brasília. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - acesso ao ensino superior | pt_BR |
dc.title | A acessibilidade comunicacional na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T12:13:29Z | - |
dc.date.available | 2024-03-20T12:13:29Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37975 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Communication plays a fundamental role in the relation between society and the
university. This study seeks to establish the factors involved in this process, in
addition to investigating communication accessibility for people with disabilities, who
occupy only 0.71% of chairs in higher education institutions, according to data from
the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP,
2021). The research focuses on one of the main public universities in the country, the
University of Brasília (UnB). The central question is: does UnB provide accessible
communication for students with disabilities? To answer this question, different
authors were used, such as Sassaki (2005), Chiavenato (2004) and Kunsch (2006),
through bibliographical research on accessibility, organizational communication,
internal communication and the web. In addition, interviews were conducted with the
University's Communication Department in order to understand the communication
processes adopted. An opinion poll was also conducted to assess the perceptions of
students with disabilities. Finally, the UnB Instagram was analyzed, based on the
Web Content Accessibility Guidelines (WCAG, 2018). The results show that there are
still substantial challenges to promote the inclusion of people with disabilities at the
University of Brasília. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|