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2023_VitoriaCamargosDeSouza_tcc.pdf2 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorBelisário, Katia Maria-
dc.contributor.authorSouza, Vitória Camargos de-
dc.identifier.citationSOUZA, Vitória Camargos de. A acessibilidade comunicacional na Universidade de Brasília. 2023. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA comunicação exerce um papel fundamental na relação entre sociedade e universidade. Este estudo procura estabelecer os fatores envolvidos neste processo, além de investigar a acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência, que ocupam somente 0,71% das cadeiras nas instituições de ensino superior (IES), segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2021). A pesquisa tem como foco uma das principais universidades públicas do país, a Universidade de Brasília (UnB). A pergunta central é: a UnB proporciona uma comunicação acessível aos alunos com deficiência? Para responder a essa pergunta, foram utilizados diferentes autores, como Sassaki (2005), Chiavenato (2004) e Kunsch (2006), por meio de pesquisa bibliográfica sobre acessibilidade, comunicação organizacional, comunicação interna e web. Além disso, foram realizadas entrevistas com a Secretaria de Comunicação da Universidade, a fim de compreender os processos comunicacionais adotados. Também foi conduzida uma pesquisa de opinião para avaliar as percepções dos alunos com deficiência. Por fim, foi realizada a análise do Instagram da UnB, tendo como base as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG, 2018). Os resultados obtidos demonstram que ainda existem desafios substanciais para promoção da inclusão de pessoas com deficiência na Universidade de Brasília.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicação organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência - acesso ao ensino superiorpt_BR
dc.titleA acessibilidade comunicacional na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T12:13:29Z-
dc.date.available2024-03-20T12:13:29Z-
dc.date.submitted2023-07-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37975-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Communication plays a fundamental role in the relation between society and the university. This study seeks to establish the factors involved in this process, in addition to investigating communication accessibility for people with disabilities, who occupy only 0.71% of chairs in higher education institutions, according to data from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP, 2021). The research focuses on one of the main public universities in the country, the University of Brasília (UnB). The central question is: does UnB provide accessible communication for students with disabilities? To answer this question, different authors were used, such as Sassaki (2005), Chiavenato (2004) and Kunsch (2006), through bibliographical research on accessibility, organizational communication, internal communication and the web. In addition, interviews were conducted with the University's Communication Department in order to understand the communication processes adopted. An opinion poll was also conducted to assess the perceptions of students with disabilities. Finally, the UnB Instagram was analyzed, based on the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG, 2018). The results show that there are still substantial challenges to promote the inclusion of people with disabilities at the University of Brasília.pt_BR
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