Título: | O tédio da hiperexcitação : aceleração e precarização no mercado de trabalho de comunicação |
Autor(es): | Zandonai, Vinícius Giulianni Cunha |
Orientador(es): | Fausto Neto, Tiago Quiroga |
Assunto: | Produção audiovisual Artistas visuais |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 20-Mar-2024 |
Referência: | ZANDONAI, Vinícius Giulianni Cunha. O tédio da hiperexcitação: aceleração e precarização no mercado de trabalho de comunicação. 2023. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a percepção de tempo do
cidadão moderno e como ela foi construída e alterada com o passar das gerações. De modo mais
específico, ele se propõe a pensar o fenômeno da aceleração social moderna e suas
consequências psicológicas no indivíduo contemporâneo tais como: a forte incidência do tédio
no contexto da hiperexcitação, a baixa tolerância para frustrações e uma radical noção acelerada
de tempo que torna vídeos de mais de 5 minutos insuportáveis de assistir, bem como esperas de
mais de 6 meses por um novo filme de sua franquia preferida inaceitáveis. Buscaremos entender
como alguns desses fenômenos de comportamento produzidos pela lógica da aceleração,
quando somados e reproduzidos por parte considerável da população mundial, repercutem em
contextos profissionais, transformando o atual mercado de comunicação e de produção de
conteúdo, que precisa lidar com prazos nada razoáveis e grandes expectativas de empregadores
e do próprio público. Como estudo de caso foi analisado o emblemático exemplo de artistas
visuais da gigante norte-americana Marvel, que parece não prover as melhores condições de
trabalho para esses artistas, mesmo com uma infraestrutura bilionária. A metodologia utilizada
para coleta de depoimentos desses artistas foi a etnografia em rede (Flick, 1998), cujo objetivo
foi produzir uma análise de mercado envolvendo profissionais do estúdio em questão. O
exemplo, todavia, não é nada pontual e reflete uma lógica moderna de consumo e produção que
parece se repetir em outros contextos, empresas e países, afetando de forma direta o trabalho
do profissional de comunicação. |
Abstract: | The overall goal of this undergraduate thesis is to make a reflection about the time
perception of the modern ordinary person, and how it was built and altered with the passage of
generations. More specifically, we will look into the phenomenon of modern social acceleration
and its psychological consequences in the contemporary society, such as: a strong incidence of
boredom in the context of hyperarousal, low tolerance to frustration and an accelerated notion
of time, that makes unwatchable all videos that are longer than 5 minutes, and unacceptable
waiting longer than 6 months to have released a new movie of your favorite franchise. We will
seek to understand how some of these behavioral phenomena produced by the acceleration
logic, when are all added together and reproduced by a considerable share of the world’s
population, reverberate in professional contexts, transforming the current content creation and
communication job market, that has to deal with unreasonable deadlines and face great
expectations from employers and the public. As case study, we analyzed the emblematic case
of the VFX artists of Marvel. The methodology to collect the testimonials of these artists was
the network ethnography, whose objective was to produce and analysis of the market that
englobes the studio’s artists. The example, however, is not one-off, and reflects a modern
consumption and production logic that appears in other contexts, companies and countries, but
always directly affecting the work environment of the communication professionals. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.