Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moura, Dione Oliveira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Tainá Alves Carvalho de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Tainá Alves Carvalho de. Precisamos contar as nossas próprias histórias: um artigo sobre a cineasta Edileuza Penha de Souza e suas vivências enquanto mulher negra produtora de audiovisual no Distrito Federal (DF). 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo e pesquisa tem o propósito de investigar a
importância e história do feminismo negro, bem como de sua formação para a
construção do cinema feminino negro no Brasil. O feminismo negro surgiu a partir
da luta e união de militantes/intelectuais negras em movimentos sociais feministas
e negros. A pesquisa, em conjunto com o projeto Cartas para o Amanhã tem como
foco o estudo do perfil biográfico de Edileuza Penha de Souza, cineasta e
educadora do Distrito Federal e ganhadora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
com o melhor curta-documentário de 2021, Filhas de lavadeiras (2019), que busca,
através da sua voz, quebrar estereótipos raciais de mulheres negras no cinema e
trazer uma nova perspectiva que fala de amor e afetividade negra. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo negro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres no cinema | pt_BR |
dc.title | Precisamos contar as nossas próprias histórias : um artigo sobre a cineasta Edileuza Penha de Souza e suas vivências enquanto mulher negra produtora de audiovisual no Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-19T15:11:19Z | - |
dc.date.available | 2024-03-19T15:11:19Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37972 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article and research is linked to the “Cartas para o Amanhã” (Letters for
Tomorrow) project, which aims to investigate the importance and history of black
feminism, as well as its formation for the construction of black female cinema in
Brazil. Black feminism emerged from the struggle and union of black
activists/intellectuals in feminist and black social movements. The article focuses on
studying the biographical profile of Edileuza Penha de Souza, filmmaker and
educator from the Federal District of Brazil and winner of the “Grande Prêmio do
Cinema Brasileiro” (Brazilian Cinema Grand Prize) for the best short documentary of
2021 “Washerwomen's Daughters”, which seeks, through her voice, break racial
stereotypes of black women in cinema and bring a new perspective that talks about
black love and affection. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|