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dc.contributor.advisorQueiroz, Guilherme Lobão de-
dc.contributor.authorTeixeira, Sofia Rodrigues-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Sofia Rodrigues. Além das dancinhas: como uma música pop consegue fazer sucesso entre os usuários brasileiros do Tiktok?. 2023. 136 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractHoje, as redes sociais possuem grande influência em diversas áreas comerciais, e o TikTok tem uma influência especial sobre o mercado fonográfico. Por ser um dos países que mais consome mídias sociais no mundo, o Brasil se encaixa perfeitamente nessa lógica. A música pop é um gênero musical com uma forte tradição mercadológica e seu desempenho nas redes sociais é de extremo interesse para quem produz ou consome esse tipo de música. Esta monografia se situa no estudo do mercado fonográfico pela ótica da área de comunicação. Nela são abordados os conceitos de cultura pop de Janotti (2015) e Soares (2015), os estudos de mídias digitais pontuados por Martino (2014), os estudos históricos sobre o mercado fonográfico brasileiro de Delmiro (2001) e sobre a rede social TikTok de Stokel-Walker (2022). Ao fim deste trabalho é possível entender que a música pop tem diversas possibilidades de se tornar um sucesso entre os usuários brasileiros do TikTok e são apontadas as maneiras mais recorrentes até hoje. Para isso, são realizados, além da pesquisa bibliográfica, uma análise de conteúdo que busca categorizar os caminhos que uma música pop pode tomar para se tornar um sucesso no TikTok, e entrevistas em formato de grupo focal para que possam ser feitas maiores conclusões referentes aos dados levantados na pesquisa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordMercado musicalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica popularpt_BR
dc.titleAlém das dancinhas : como uma música pop consegue fazer sucesso entre os usuários brasileiros do Tiktok?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-19T15:02:40Z-
dc.date.available2024-03-19T15:02:40Z-
dc.date.submitted2023-12-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37971-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Nowadays, social media has a great influence in many business areas, and TikTok has a special influence over the music industry. As one of the biggest consumers of social media in the world, Brazil fits perfectly under that logic. Pop music is a musical genre that has a strong marketing tradition and its performance in social media is extremely important to those who produce or consume this type of music. This monograph lies in the study of the music industry by the optics of communication research. In it, it is discussed the pop culture concepts by Janotti (2015) and Soares (2015), the digital media studies covered by Martino (2014), the historical studies about the brazilian music industry by Delmiro (2001) and studies on the TikTok social network by Stokel-Walker (2022). By the end of this paper it is possible to understand that pop music has many possibilities in order to become a hit among the Brazilians users of TikTok and the most recurrent ways to this date are identified. To that end, in addition to bibliographical research, a content analysis is made to categorize the paths which a pop song can take to become a hit in TikTok, aside from interviews in focus groups format so that greater conclusions can be drawn regarding the data collected in the research.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



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