Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Guilherme Lobão de | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Sofia Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Sofia Rodrigues. Além das dancinhas: como uma música pop consegue fazer sucesso entre os usuários brasileiros do Tiktok?. 2023. 136 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Hoje, as redes sociais possuem grande influência em diversas áreas comerciais, e o TikTok
tem uma influência especial sobre o mercado fonográfico. Por ser um dos países que mais
consome mídias sociais no mundo, o Brasil se encaixa perfeitamente nessa lógica. A música
pop é um gênero musical com uma forte tradição mercadológica e seu desempenho nas redes
sociais é de extremo interesse para quem produz ou consome esse tipo de música. Esta
monografia se situa no estudo do mercado fonográfico pela ótica da área de comunicação.
Nela são abordados os conceitos de cultura pop de Janotti (2015) e Soares (2015), os estudos
de mídias digitais pontuados por Martino (2014), os estudos históricos sobre o mercado
fonográfico brasileiro de Delmiro (2001) e sobre a rede social TikTok de Stokel-Walker
(2022). Ao fim deste trabalho é possível entender que a música pop tem diversas
possibilidades de se tornar um sucesso entre os usuários brasileiros do TikTok e são
apontadas as maneiras mais recorrentes até hoje. Para isso, são realizados, além da pesquisa
bibliográfica, uma análise de conteúdo que busca categorizar os caminhos que uma música
pop pode tomar para se tornar um sucesso no TikTok, e entrevistas em formato de grupo focal
para que possam ser feitas maiores conclusões referentes aos dados levantados na pesquisa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música popular | pt_BR |
dc.title | Além das dancinhas : como uma música pop consegue fazer sucesso entre os usuários brasileiros do Tiktok? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-19T15:02:40Z | - |
dc.date.available | 2024-03-19T15:02:40Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37971 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Nowadays, social media has a great influence in many business areas, and TikTok has a
special influence over the music industry. As one of the biggest consumers of social media in
the world, Brazil fits perfectly under that logic. Pop music is a musical genre that has a strong
marketing tradition and its performance in social media is extremely important to those who
produce or consume this type of music. This monograph lies in the study of the music
industry by the optics of communication research. In it, it is discussed the pop culture
concepts by Janotti (2015) and Soares (2015), the digital media studies covered by Martino
(2014), the historical studies about the brazilian music industry by Delmiro (2001) and
studies on the TikTok social network by Stokel-Walker (2022). By the end of this paper it is
possible to understand that pop music has many possibilities in order to become a hit among
the Brazilians users of TikTok and the most recurrent ways to this date are identified. To that
end, in addition to bibliographical research, a content analysis is made to categorize the paths
which a pop song can take to become a hit in TikTok, aside from interviews in focus groups
format so that greater conclusions can be drawn regarding the data collected in the research. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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