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dc.contributor.advisorBelisário, Katia Maria-
dc.contributor.authorOliveira, Lorena Monteiro Tornis de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lorena Monteiro Tornis de. A inevitabilidade e a naturalização da violência contra a mulher: uma análise da minissérie As Cariocas. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA televisão faz parte do cotidiano dos brasileiros e participa ativamente na construção do imaginário social da população do Brasil. Neste contexto, o objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é analisar a representação social e enquadramento de três protagonistas da série “As Cariocas”. Essa série da televisão aberta brasileira foi exibida entre 19 de outubro de 2010 e 21 de dezembro de 2010. Nela foram contadas histórias de moradoras de bairros tradicionais do Rio de Janeiro. Nos episódios, fomos apresentados aos desejos, semelhanças e ao dia a dia de mulheres cariocas. A questão de pesquisa do estudo é: A representação social das mulheres na série “As Cariocas” contribuiu para a perpetuação dos estereótipos das mulheres cariocas e narrativas sexistas que reforçam estereótipos de gênero? A base teórica usada se fundamenta nos preceitos de representação social encontrados em Jodelet (2009); no enquadramento proposto por Goffman (1972), Hangai (2012); nos estudos feministas de Beauvoir (1970), Hooks (2018; 2023), Saffioti (2004) Butler (2003), Zanello (2022) e nos estudos de comunicação de Miranda (2017) e Belisário (2019) Para analisar os episódios utilizamos a Análise Crítica da Narrativa de Motta (2013), considerando que a Obra é fruto de um enquadramento de seus produtores. Os resultados mostram que a série “As Cariocas” reforçou estereótipos de gênero e violências e preconceitos de classe e gênero contra mulheres cariocas. A obra, considerada de comédia, naturaliza cenas de violência doméstica, assédio sexual e psicológico contra as mulheres, perpetuando a cultura patriarcal do imaginário social dos espectadores brasileiros e brasileiras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordViolência contra as mulherespt_BR
dc.subject.keywordViolência de gêneropt_BR
dc.subject.keywordAnálise do Discurso Crítica (ADC)pt_BR
dc.titleA inevitabilidade e a naturalização da violência contra a mulher : uma análise da minissérie As Cariocaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-19T12:19:47Z-
dc.date.available2024-03-19T12:19:47Z-
dc.date.submitted2023-12-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37964-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Television is part of Brazilians' daily lives and actively participates in the construction of the social imagination of the Brazilian population. In this context, the objective of this Course Completion Work (TCC) is to analyze the social representation and framing of three protagonists of the series “As Cariocas”. This series was shown on Brazilian open television between October 19, 2010 and December 21, 2010.Stories were told from residents of traditional neighborhoods in Rio de Janeiro. In the episodes, we were introduced to the desires, similarities and daily lives of women from Rio. The research question of the study is: Did the social representation of women in the series “As Cariocas” contribute to the perpetuation of stereotypes of Rio women and sexist narratives that reinforce gender stereotypes? The theoretical basis used is based on the precepts of social representation found in Jodelet (2009); in the framework proposed by Goffman (1972), Hangai (2012); in the feminist studies of Beauvoir (1970), hooks (2018; 2023), Saffioti (2004) Butler (2003), Zanello (2022) and in the communication studies of Miranda (2017) and Belisário (2019) To analyze the episodes we used the Critical Analysis of Motta’s Narrative (2013), considering that the Work is the result of a framework by its producers. The results show that the series “As Cariocas” reinforced gender stereotypes and class and gender violence and prejudices against Rio women. The work, considered a comedy, naturalizes scenes of domestic violence, sexual and psychological harassment against women, perpetuating the patriarchal culture of the social imaginary of Brazilian spectators.pt_BR
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