Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Amaral, Luiza Spínola | - |
dc.contributor.author | Bulhões, Júlia de Castro Peres | - |
dc.contributor.author | Nepomuceno, Moara Zolet | - |
dc.identifier.citation | BULHÕES, Júlia de Castro Peres; NEPOMUCENO, Moara Zolet. Música na rede: um estudo sobre a comunicação no Spotify. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Spotify, para além de um streaming musical, parece alterar o consumo da música na medida
em que introduz novas dinâmicas e se insere na lógica das redes sociais, trazendo a
interatividade para o centro da plataforma. O objetivo central deste trabalho é descrever e
analisar as transformações do consumo musical no Spotify diante das mudanças digitais. Para
tal, compreende-se a história da música e seus suportes a partir da pesquisa do músico e teórico
Michel Chion. Além disso, os estudos de Byung-Chul Han baseiam a pesquisa das
problemáticas que permeiam a virtualização das relações sociais, dentre outras monografias e
artigos em torno do objeto de estudo. A metodologia também foi realizada empiricamente, por
meio de uma pesquisa para mapeamento do uso da plataforma e da mudança cultural da escuta
pelos usuários. O que se verifica com a presente monografia é que há uma comercialização
exacerbada da música e um enfraquecimento do ato da escuta impulsionado por esse streaming. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | Spotify (Plataforma de streaming) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
dc.title | Música na rede : um estudo sobre a comunicação no Spotify | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-18T15:27:27Z | - |
dc.date.available | 2024-03-18T15:27:27Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37960 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Spotify, beyond music streaming, seems to change the consumption of music as it introduces
new dynamics and inserts itself in the logic of social networks, bringing interactivity to the
center of the platform. The central objective of this paper is to describe and analyze the
transformations of music consumption on Spotify in the face of digital changes. To this end, the
history of music and its media is understood from the research of the musician and theorist
Michel Chion. Moreover, the studies of Byung-Chul Han are the basis for the research of the
problems that permeate the virtualization of social relations, among other monographs and
articles around the object of study. The methodology was also carried out empirically, through
a survey to map the use of the platform and the cultural change of listening by users. What can
be verified with this monograph is that there is an exacerbated commercialization of music and
a weakening of the act of listening driven by this streaming. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|