Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37956
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IgorGoncalvesRocha_tcc.pdf88,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A linguagem audiovisual no fomento à divulgação científica
Autor(es): Rocha, Igor Gonçalves
Orientador(es): Lima, Luísa Guimarães
Coorientador(es): Silva, Alessandra Lisboa da
Assunto: Divulgação científica
Comunicação científica
Linguagem audiovisual
Data de apresentação: 14-Dez-2023
Data de publicação: 18-Mar-2024
Referência: ROCHA, Igor Gonçalves. A linguagem audiovisual no fomento à divulgação científica. 2023. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo abordou o uso da linguagem audiovisual na divulgação científica. Objetivou avaliar a efetividade da série de vídeos "Dê voz ao seu artigo" da Fiocruz Brasília para divulgação científica, listar possibilidades e limitações da Linguagem Audiovisual e verificar o êxito do desafio de comunicação em 1 minuto. Como metodologia de pesquisa, adotou-se o método de estudo caso, inspirado em Robert Yin (2001). Para análise dos dados, optou-se pelas metodologias qualitativas como análises fílmica, sistemática e entrevista em profundidade. Com o estudo pode-se constatar que a série atinge seu propósito ao permitir a interação direta entre pesquisadores e o público, evidenciando os benefícios da linguagem audiovisual na era digital: alcance e humanização do pesquisador. Desse modo, entende-se que é uma ferramenta efetiva, embora a série enfrente desafios estéticos e de promoção, que possam afetar o seu alcance.
Abstract: This article deals with the use of audiovisual language in science Dissemination. It aimed to evaluate the effectiveness of Fiocruz Brasília's "Dê voz ao seu artigo" video series for scientific dissemination, to list the possibilities and limitations of audiovisual language and to verify the success of the 1-minute communication challenge. The research methodology adopted was the case study method, inspired by Robert Yin (2001). For data analysis, we opted for qualitative methodologies such as film analysis, systematic analysis and in-depth interviews. The study shows that the series achieves its purpose by allowing direct interaction between researchers and the public, highlighting the benefits of audiovisual language in the digital age: reach and humanization of the researcher. It is therefore seen as an effective tool, although the series faces aesthetic and promotion challenges that could affect its reach.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.