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2023_ArturRodrigues_MateusCerqueira_tcc.pdf4,63 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorNóbrega, Germana Menezes da-
dc.contributor.authorRodrigues, Artur de Meira-
dc.contributor.authorCerqueira, Mateus Cruvinel-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Artur de Meira; CERQUEIRA, Mateus Cruvinel. Escape Room de Física: auxiliando nos conteúdos de ensino médio. 2023. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia contempla o desenvolvimento de um Escape Room em formato digital com conteúdos de física abordados no segundo ano do ensino médio brasileiro, tendo o objetivo de facilitar e impulsionar o aprendizado dos estudantes. Considerando o Escape Room como uma ferramenta promissora para o auxílio o ensino de maneira lúdica, foram estudadas suas formas de uso e potenciais no âmbito educacional. Já existem estudos contemplando a aplicação de Escape Rooms, porém poucos foram conduzidos focando no formato digital, menos ainda no âmbito nacional. A pesquisa feita para a produção deste projeto pode oferecer resultados úteis, não apenas para o conteúdo de física, mas em contexto multidisciplinar ao estudar essas aplicações e suas possibilidades para a educação do país, além da possível aplicação deste e futura evolução.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titleEscape Room de Física : auxiliando nos conteúdos de ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-18T12:50:46Z-
dc.date.available2024-03-18T12:50:46Z-
dc.date.submitted2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37953-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work contemplates the development of an Escape Room in digital format with physics subjects covered in the Brazilian second year of high school, with the aim of facilitating and boosting their learning. Considering the Escape Room as a promising tool in the aid of teaching in a ludic manner, its formats of use and potential in the educational field were studied. There are already researches contemplating the application of Escape Rooms, but few were conducted focusing on the digital format, even less at the national level. The study made for the production of this project can offer useful results, not only for the physics matter, but in a multidisciplinary context, by analysing these applications and their possibilities for the country’s education, in addition to the project’s possible application and future evolution.pt_BR
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