Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nóbrega, Germana Menezes da | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabriel Teixeira da | - |
dc.contributor.author | Silva, Thiago Villa Real | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Teixeira da; SILVA, Thiago Villa Real. Propostas para o ensino da acessibilidade digital no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. 2023. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A acessibilidade tem emergido como um critério vital de qualidade de software, ganhando
crescente relevância nos últimos anos. Em uma era em que a sociedade depende cada vez
mais da tecnologia para diversas facetas do cotidiano, é crucial garantir que o acesso a
essa tecnologia seja transparente e igualitário, atendendo a usuários com diversas origens
e capacidades. Contudo, muitos sites e aplicativos modernos ainda enfrentam desafios
significativos em termos de acessibilidade. Um dos motivos para essa situação reside na
falta de conscientização dos desenvolvedores de software sobre questões de acessibilidade.
O ensino da acessibilidade digital permanece deficitário, especialmente nos cursos da área
de Computação.
Com o intuito de apoiar professores e alunos no ensino da acessibilidade digital, esta
pesquisa realiza um mapeamento do cenário atual do ensino dessa temática em cursos
de Computação, propondo intervenções para aproximar as práticas de desenvolvimento
das diretrizes WCAG 2.1 (W3C) [1]. Este trabalho busca contribuir para a crescente
importância do ensino da acessibilidade digital em cursos de Computação, destacando a
urgência da inclusão dessa temática nos currículos de tecnologia. Afinal, desenvolver uma
web mais acessível torna-se impraticável se os profissionais que a concebem desconhecem
os fundamentos da acessibilidade digital. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Computação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.title | Propostas para o ensino da acessibilidade digital no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-18T12:32:15Z | - |
dc.date.available | 2024-03-18T12:32:15Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37951 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Accessibility has emerged as a vital criterion for software quality, gaining increasing rel evance in recent years. In an era where society relies more and more on technology for
various aspects of daily life, it is crucial to ensure that access to this technology is transpar ent and equitable, serving users with diverse backgrounds and abilities. However, many
modern websites and applications still face significant challenges in terms of accessibility.
One reason for this situation is the lack of awareness among software developers regarding
accessibility issues. The teaching of digital accessibility remains deficient, especially in
Computer Science courses.
With the aim of supporting teachers and students in teaching digital accessibility, this
research maps the current landscape of teaching this topic in Computer Science courses,
proposing interventions to align development practices with the WCAG 2.1 guidelines
(W3C) [1]. This work seeks to contribute to the growing importance of teaching digital
accessibility in Computer Science courses, emphasizing the urgency of including this topic
in technology curricula. After all, developing a more accessible web becomes impractical
if the professionals designing it are unaware of the fundamentals of digital accessibility. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Computação
|