Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nóbrega, Germana Menezes da | - |
dc.contributor.author | Brito, Wanderlan Alves de Jesus | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Wanderlan Alves de Jesus. Análise de ética computacional no projeto de uma sociedade artificial multi-agente para ecossistema educacional. 2023. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o crescente desenvolvimento das tecnologias de inteligência artificial tem crescido
também as discussões em torno das possíveis violações éticas que dela podem advir, já
que parte do funcionamento desse tipo de tecnologia consiste em coletar e manipular dados
de seus usuários. Dados esses que muitas vezes acabam sendo obtidos de formas pouco
transparentes ou até mesmo sem o consentimento dos mesmos. Em relação ao ambiente
educacional, foco deste estudo, quando se utiliza tecnologias de inteligência artificial os
dados em questão são as informações pessoais de alunos e professores que utilizem o
sistema.
Diante dessa preocupação e dado o atual cenário do projeto SmartUnB.ECOS, este
trabalho propõe a descrição de um modelo AGR, para ser utilizado de referência no
desenvolvimento do SmartUnB.ECOS, e faz uma análise ética encima do modelo proposto,
com o objetivo de se identificar os riscos e os benefícios da utilização de agentes autônomos
no ambiente educacional em questão.
Para isso, o trabalho correlaciona algumas funcionalidades do modelo AGR proposto
com as principais etapas de manipulação de dados e com alguns princípios éticos, con siderados essenciais para a utilização benéfica das inteligências artificiais. Dessa forma
o trabalho evidencia alguns dos riscos mais evidentes da utilização do modelo AGR no
projeto SmartUnB.ECOS e levanta a atenção para os princípios éticos que não podem ser
ignorados ao longo do desenvolvimento do projeto como um todo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dados - privacidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema multiagente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dados pessoais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.title | Análise de ética computacional no projeto de uma sociedade artificial multi-agente para ecossistema educacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-18T12:17:05Z | - |
dc.date.available | 2024-03-18T12:17:05Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37950 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | With the growing development of artificial intelligence technologies, discussions around
potential ethical violations have also increased. This is because a significant part of the
operation of such technology involves collecting and manipulating data from its users.
Often, these data are acquired in ways that lack transparency or even without the users’
consent.
In the context of the educational environment, the focus of this study, when artificial
intelligence technologies are employed, the data in question are the personal information
of students and teachers who use the system.
Given this concern and considering the current scenario of the SmartUnB.ECOS
project, this work proposes the description of an AGR model, to be used as a refer ence in the development of SmartUnB.ECOS, and conducts an ethical analysis of the
proposed model with the aim of identifying the risks and benefits of using autonomous
agents in the specific educational environment.
To achieve this, the study correlates specific functionalities of the proposed AGR model
with the primary stages of data manipulation and with certain ethical principles deemed
essential for the beneficial use of artificial intelligence. In doing so, the work highlights
some of the most apparent risks associated with the utilization of the AGR model in
the SmartUnB.ECOS project and draws attention to ethical principles that must not be
overlooked throughout the development of the project as a whole. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
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