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dc.contributor.advisorBelisário, Katia Maria-
dc.contributor.authorCardoso, Caroline Mesquita da Fonseca-
dc.identifier.citationCARDOSO, Caroline Mesquita da Fonseca. Music of the Spheres World Tour: comunicação organizacional e marketing de experiência como diferenciais da banda Coldplay no Brasil. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva investigar as estratégias de marketing e comunicação da turnê da banda britânica Coldplay: "Music Of The Spheres World Tour" e seu impacto no Brasil, com 12 shows de setembro de 2022 a março de 2023. A pergunta que orienta a pesquisa é: como a banda Coldplay utilizou marketing de experiência e estratégias de comunicação para encantar seu público no Brasil? A metodologia inclui pesquisa bibliográfica em Comunicação, Marketing, Branding e Marketing de Experiência, além de análise de conteúdo de 29 notícias do Portal G1, de setembro de 2022 a março de 2023 e a edição da revista Rolling Stone "Especial Coldplay no Brasil", lançada em março de 2023. Os resultados mostram que tudo foi estrategicamente pensado para criar uma forte conexão entre a banda, artistas populares no Brasil e espectadores. Como consequência disso, o termo "subir no palco" aparece 19 vezes na nuvem de palavras das notícias analisadas do Portal G1, representando os momentos em que fãs e artistas brasileiros subiram ao palco para interagir com a própria banda. As conexões afetivas do grupo com o seu público-alvo aliadas às estratégias de branding que posicionam o Coldplay como uma marca a favor do meio ambiente, da inclusão e da diversidade, contribuíram para tornar os espectadores em advogados da marca, fidelizando-os, como fãs e consumidores dos produtos da banda.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMarketing - estratégiaspt_BR
dc.subject.keywordMarketing de experiênciapt_BR
dc.subject.keywordBranding (Marketing)pt_BR
dc.titleMusic of the Spheres World Tour : comunicação organizacional e marketing de experiência como diferenciais da banda Coldplay no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T12:48:53Z-
dc.date.available2024-03-15T12:48:53Z-
dc.date.submitted2023-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37942-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to investigate the marketing and communication strategies of the British band Coldplay's tour: "Music Of The Spheres World Tour" and its impact in Brazil, with 12 shows from September 2022 to March 2023. The question that guides the research is: ow did the band Coldplay use experiential marketing and communication strategies to delight their audience in Brazil? The methodology includes bibliographical research in Communication, Marketing, Branding and Experience Marketing, in addition to content analysis of 29 news stories from Portal G1, from September 2022 to March 2023 and the edition of Rolling Stone magazine "Especial Coldplay no Brasil", released in March 2023. The results show that everything was strategically designed to create a strong connection between the band, popular artists in Brazil and spectators. As a consequence of this, the term "go on stage" appears 19 times in the word cloud of the news analyzed on Portal G1, representing the moments in which Brazilian fans and artists went on stage to interact with the band themselves. The group's emotional connections with its target audience, combined with the branding strategies that position Coldplay as a brand in favor of the environment, inclusion and diversity, contributed to turning viewers into brand advocates, building loyalty, as fans and consumers of the band's products.pt_BR
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