Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Belisário, Katia Maria | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Caroline Mesquita da Fonseca | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Caroline Mesquita da Fonseca. Music of the Spheres World Tour: comunicação organizacional e marketing de experiência como diferenciais da banda Coldplay no Brasil. 2023. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetiva investigar as estratégias de marketing e comunicação da turnê
da banda britânica Coldplay: "Music Of The Spheres World Tour" e seu impacto no Brasil,
com 12 shows de setembro de 2022 a março de 2023. A pergunta que orienta a pesquisa é:
como a banda Coldplay utilizou marketing de experiência e estratégias de comunicação para
encantar seu público no Brasil? A metodologia inclui pesquisa bibliográfica em
Comunicação, Marketing, Branding e Marketing de Experiência, além de análise de conteúdo
de 29 notícias do Portal G1, de setembro de 2022 a março de 2023 e a edição da revista
Rolling Stone "Especial Coldplay no Brasil", lançada em março de 2023. Os resultados
mostram que tudo foi estrategicamente pensado para criar uma forte conexão entre a banda,
artistas populares no Brasil e espectadores. Como consequência disso, o termo "subir no
palco" aparece 19 vezes na nuvem de palavras das notícias analisadas do Portal G1,
representando os momentos em que fãs e artistas brasileiros subiram ao palco para interagir
com a própria banda. As conexões afetivas do grupo com o seu público-alvo aliadas às
estratégias de branding que posicionam o Coldplay como uma marca a favor do meio
ambiente, da inclusão e da diversidade, contribuíram para tornar os espectadores em
advogados da marca, fidelizando-os, como fãs e consumidores dos produtos da banda. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing - estratégias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing de experiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Branding (Marketing) | pt_BR |
dc.title | Music of the Spheres World Tour : comunicação organizacional e marketing de experiência como diferenciais da banda Coldplay no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-15T12:48:53Z | - |
dc.date.available | 2024-03-15T12:48:53Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37942 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to investigate the marketing and communication strategies of the British
band Coldplay's tour: "Music Of The Spheres World Tour" and its impact in Brazil, with 12
shows from September 2022 to March 2023. The question that guides the research is: ow did
the band Coldplay use experiential marketing and communication strategies to delight their
audience in Brazil? The methodology includes bibliographical research in Communication,
Marketing, Branding and Experience Marketing, in addition to content analysis of 29 news
stories from Portal G1, from September 2022 to March 2023 and the edition of Rolling Stone
magazine "Especial Coldplay no Brasil", released in March 2023. The results show that
everything was strategically designed to create a strong connection between the band, popular
artists in Brazil and spectators. As a consequence of this, the term "go on stage" appears 19
times in the word cloud of the news analyzed on Portal G1, representing the moments in
which Brazilian fans and artists went on stage to interact with the band themselves. The
group's emotional connections with its target audience, combined with the branding strategies
that position Coldplay as a brand in favor of the environment, inclusion and diversity,
contributed to turning viewers into brand advocates, building loyalty, as fans and consumers
of the band's products. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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