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Título: Beyoncé (álbum autointitulado) : análise de marketing de uma mulher que transformou a indústria musical
Autor(es): Veloso, Maria Carolina Melo
Orientador(es): Valente, Suelen Brandes Marques
Assunto: Marketing
Indústria musical
Beyoncé (Cantora)
Data de apresentação: 13-Dez-2023
Data de publicação: 13-Mar-2024
Referência: VELOSO, Maria Carolina Melo. Beyoncé (álbum autointitulado): análise de marketing de uma mulher que transformou a indústria musical. 2023. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O propósito deste trabalho de conclusão de curso residiu na análise do quinto álbum de estúdio da cantora Beyoncé, álbum autointitulado. Inicialmente, foram abordados conceitos de marketing tradicional e digital, marketing de marca, marketing de causa, assim como a teoria feminista e o feminismo de mercado. A intenção era examinar como esses conceitos refletem nas estratégias da indústria musical e na carreira da própria Beyoncé. Posteriormente, foram analisadas 10 faixas e clipes do álbum, buscando compreender a fundo os temas abordados e identificando de que maneira a cantora incorporou a causa feminista em seu projeto. Por fim, uma tabela foi apresentada, destacando a análise das estratégias empregadas pela artista, conectando-as aos conceitos teóricos previamente discutidos ao longo deste trabalho. Concluiu-se que, apesar do marketing convencional não ter sido aplicado na estratégia do álbum autointitulado, houve um investimento na marca da cantora que permitiu que ela optasse pelo silenciamento da divulgação.
Abstract: The purpose of this paper was to analyze Beyoncé's fifth studio album, her self-titled album. Initially, concepts of traditional and digital marketing, brand marketing, social marketing, as well as feminist theory and market feminism were covered. The intention was to examine how these concepts reflect on the strategies of the music industry and on Beyoncé's own career. Subsequently, 10 tracks and clips from the album were analyzed, seeking to understand in depth the themes covered and identifying how the singer incorporated the feminist cause into her project. Finally, a chart was presented, highlighting the analysis of the strategies employed by the artist, connecting them to the theoretical concepts previously discussed throughout this work. It was concluded that, although conventional marketing was not applied in the strategy of the self-titled album, there was an investment in the singer's brand that allowed her to choose to silence the promotion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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