Título: | A presença digital da marca Hermès : um estudo sobre as estratégias de exclusividade de uma marca tradicional no mercado de luxo |
Autor(es): | Tavares, Geovanna Alves |
Orientador(es): | Valente, Suelen Brandes Marques |
Assunto: | Produtos de luxo Mercado de luxo Marca de produtos Propaganda pela Internet |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 13-Mar-2024 |
Referência: | TAVARES, Geovanna Alves. A presença digital da marca Hermès: um estudo sobre as estratégias de exclusividade de uma marca tradicional no mercado de luxo. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho analisou a presença digital da marca Hermès, uma das mais
tradicionais e reconhecidas marcas do mercado de luxo. A pesquisa buscou
compreender como a Hermès concilia sua imagem de exclusividade com a
presença digital, em um contexto de hipercomunicação e hiper estímulos ao
consumo. Através de ampla pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de
entrevistas em profundidade com consumidoras da marca Hermès, o estudo
mostrou que a marca adota uma estratégia de presença digital discreta, com foco
em conteúdo de alta qualidade e relevância para o público-alvo. A marca também
utiliza estratégias de marketing de relacionamento, como eventos exclusivos, para
criar uma conexão mais pessoal com os consumidores. Os resultados da pesquisa
sugerem que é possível para uma marca de luxo manter sua aura de exclusividade
mesmo no ambiente digital. No entanto, é preciso adotar estratégias de
comunicação que sejam coerentes com os valores da marca e que sejam capazes
de criar uma experiência autêntica e memorável para os consumidores. |
Abstract: | This work analyzed the digital presence of the Hermès brand, one of the most
traditional and recognized brands in the luxury market. The research sought to
understand how Hermès reconciles its image of exclusivity with its digital presence,
in a context of hypercommunication and hyper-incentives to consumption. Through
extensive bibliographical research, documentary research and in-depth interviews
with consumers of the Hermès brand, the study showed that the brand adopts a
discreet digital presence strategy, focusing on high-quality content and relevance to
the target audience. The brand also uses relationship marketing strategies, such as
exclusive events, to create a more personal connection with consumers. The
research results suggest that it is possible for a luxury brand to maintain its aura of
exclusivity even in the digital environment. However, it is necessary to adopt
communication strategies that are consistent with the brand's values and that are
capable of creating an updated and specific experience for consumers |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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