Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37919
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AndreSantanaSoaresDuarte_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comunica, som! : criação de identidade sonora para a marca Papelito
Autor(es): Duarte, André Santana Soares
Orientador(es): Fonteles, Maurício Gomes da Silva
Assunto: Identidade de marca
Linguagem sonora
Marca
Data de apresentação: 14-Jul-2023
Data de publicação: 12-Mar-2024
Referência: DUARTE, André Santana Soares. Comunica, som!: criação de identidade sonora para a marca Papelito. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este produto se encontra na interdisciplinaridade dos campos de estudos da Comunicação e da Música, tendo como foco o Sound Branding, com o objetivo de evidenciar essa área de estudo ao propor uma metodologia utilizada para a criação de uma Identidade Sonora para a marca Papelito. Inicialmente, são abordados os processos de evolução nas formas como o ser humano grava e escuta áudio com o passar do tempo, seguido de uma breve contextualização sobre como as ondas sonoras afetam nossos cérebros, ações e emoções. Dando continuidade, o uso de métodos e ferramentas da linguagem sonora na comunicação são analisados juntamente com casos notáveis, e então o Branding e os conceitos de Sound Branding e Identidade Sonora são introduzidos com exemplos e referências teóricas. Por fim, a metodologia foi dividida em três etapas, sendo a primeira etapa de diagnóstico e análise da comunicação geral e em áudio da marca, a segunda etapa composta pela realização de dinâmicas em grupo para definir os territórios sonoros da marca com os resultados gerados, e a terceira etapa de produção e mixagem dos produtos em estúdios de áudio. A metodologia presente neste memorial não somente evidencia o processo de pesquisa e criação da Identidade Sonora da Papelito, produto final deste trabalho, como também contribui para a área de estudos da linguagem sonora na comunicação e para futuros trabalhos de Sound Branding.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.