Título: | Comunica, som! : criação de identidade sonora para a marca Papelito |
Autor(es): | Duarte, André Santana Soares |
Orientador(es): | Fonteles, Maurício Gomes da Silva |
Assunto: | Identidade de marca Linguagem sonora Marca |
Data de apresentação: | 14-Jul-2023 |
Data de publicação: | 12-Mar-2024 |
Referência: | DUARTE, André Santana Soares. Comunica, som!: criação de identidade sonora para a marca Papelito. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este produto se encontra na interdisciplinaridade dos campos de estudos da
Comunicação e da Música, tendo como foco o Sound Branding, com o objetivo de evidenciar
essa área de estudo ao propor uma metodologia utilizada para a criação de uma Identidade
Sonora para a marca Papelito. Inicialmente, são abordados os processos de evolução nas
formas como o ser humano grava e escuta áudio com o passar do tempo, seguido de uma
breve contextualização sobre como as ondas sonoras afetam nossos cérebros, ações e
emoções. Dando continuidade, o uso de métodos e ferramentas da linguagem sonora na
comunicação são analisados juntamente com casos notáveis, e então o Branding e os
conceitos de Sound Branding e Identidade Sonora são introduzidos com exemplos e
referências teóricas. Por fim, a metodologia foi dividida em três etapas, sendo a primeira etapa
de diagnóstico e análise da comunicação geral e em áudio da marca, a segunda etapa
composta pela realização de dinâmicas em grupo para definir os territórios sonoros da marca
com os resultados gerados, e a terceira etapa de produção e mixagem dos produtos em
estúdios de áudio. A metodologia presente neste memorial não somente evidencia o processo
de pesquisa e criação da Identidade Sonora da Papelito, produto final deste trabalho, como
também contribui para a área de estudos da linguagem sonora na comunicação e para futuros
trabalhos de Sound Branding. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.