Título: | Aumento do valor de produtos por meio da percepção sobre o cultivo agroflorestal : um estudo por meio das equações estruturais |
Autor(es): | Vieira, Letíci Azzolin |
Orientador(es): | Mariano, Ari Melo |
Assunto: | Sistema agroflorestal Equações estruturais Sustentabilidade |
Data de apresentação: | 28-Set-2022 |
Data de publicação: | 9-Mar-2024 |
Referência: | VIEIRA, Letíci Azzolin. Aumento do valor de produtos por meio da percepção sobre o cultivo agroflorestal: um estudo por meio das equações estruturais. 2022. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo foi propor um modelo que auxilie empresas que
vendem produtos agroflorestais a aumentarem a percepção de valor a respeito de seus
produtos, por meio de ajustes em processos e na cadeia de valor. A produção por meio de
sistemas agroflorestais apresenta vantagens ambientais e sociais, além de se mostrar mais
sustentável a longo prazo. A partir disso, o estudo identificou os principais fatores que
influenciam a percepção de valor a respeito dos produtos e foi sugerido um modelo a ser
implementado por seus comerciantes a fim de fazê-lo. A abordagem utilizada na pesquisa
foi a de equações estruturais. Os resultados encontrados explicaram as variáveis
reflexivas de Valor Percebido, Satisfação e Lealdade dos consumidores, em 49,8% e
60,4%, respectivamente. Ao encontrar os resultados, utilizou-se o IPMA para
compreender o fator mais que pode ser trabalhado operacionalmente por empresas que
atuam no ramo é a de Benefícios Percebidos a respeito dos produtos. A principal
conclusão foi que a variável mais importante a ser trabalhada é a de Benefícios Percebidos
por seus clientes. |
Abstract: | The general objective of this study was to propose a model that helps companies
that sell agroforestry products to increase the perceived value of their products, through
adjustments in processes and in the value chain. The production through agroforestry
systems presents environmental and social advantages, besides being more sustainable in
the long term. From this, the study identified the main factors that influence the perception
of value about the products and suggested a model to be implemented by their marketers
in order to do so. The approach used in the research was that of structural equations. The
results found explained the reflective variables of Perceived Value, Satisfaction, and
Loyalty of consumers by 49.8% and 60.4%, respectively. Upon finding the results, the
IPMA was used to understand the most factor that can be operationally worked on by
companies operating in the industry is that of Perceived Benefits regarding the products.
The main conclusion was that the most important variable to be worked on is the
Customer Perceived Benefits. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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