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Título: Aumento do valor de produtos por meio da percepção sobre o cultivo agroflorestal : um estudo por meio das equações estruturais
Autor(es): Vieira, Letíci Azzolin
Orientador(es): Mariano, Ari Melo
Assunto: Sistema agroflorestal
Equações estruturais
Sustentabilidade
Data de apresentação: 28-Set-2022
Data de publicação: 9-Mar-2024
Referência: VIEIRA, Letíci Azzolin. Aumento do valor de produtos por meio da percepção sobre o cultivo agroflorestal: um estudo por meio das equações estruturais. 2022. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi propor um modelo que auxilie empresas que vendem produtos agroflorestais a aumentarem a percepção de valor a respeito de seus produtos, por meio de ajustes em processos e na cadeia de valor. A produção por meio de sistemas agroflorestais apresenta vantagens ambientais e sociais, além de se mostrar mais sustentável a longo prazo. A partir disso, o estudo identificou os principais fatores que influenciam a percepção de valor a respeito dos produtos e foi sugerido um modelo a ser implementado por seus comerciantes a fim de fazê-lo. A abordagem utilizada na pesquisa foi a de equações estruturais. Os resultados encontrados explicaram as variáveis reflexivas de Valor Percebido, Satisfação e Lealdade dos consumidores, em 49,8% e 60,4%, respectivamente. Ao encontrar os resultados, utilizou-se o IPMA para compreender o fator mais que pode ser trabalhado operacionalmente por empresas que atuam no ramo é a de Benefícios Percebidos a respeito dos produtos. A principal conclusão foi que a variável mais importante a ser trabalhada é a de Benefícios Percebidos por seus clientes.
Abstract: The general objective of this study was to propose a model that helps companies that sell agroforestry products to increase the perceived value of their products, through adjustments in processes and in the value chain. The production through agroforestry systems presents environmental and social advantages, besides being more sustainable in the long term. From this, the study identified the main factors that influence the perception of value about the products and suggested a model to be implemented by their marketers in order to do so. The approach used in the research was that of structural equations. The results found explained the reflective variables of Perceived Value, Satisfaction, and Loyalty of consumers by 49.8% and 60.4%, respectively. Upon finding the results, the IPMA was used to understand the most factor that can be operationally worked on by companies operating in the industry is that of Perceived Benefits regarding the products. The main conclusion was that the most important variable to be worked on is the Customer Perceived Benefits.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.
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