Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37907
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuisaGoncalvesCury_tcc.pdf7,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de aceitação tecnológica de um sistema de pagamento por aproximação (Contactless)
Autor(es): Cury, Luísa Gonçalves
Orientador(es): Santos, Andrea Cristina dos
Assunto: Pagamento
Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM)
Data de apresentação: 23-Set-2022
Data de publicação: 9-Mar-2024
Referência: CURY, Luísa Gonçalves Cury. Análise de aceitação tecnológica de um sistema de pagamento por aproximação (Contactless). 2022. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Nos últimos anos, com o avanço das tecnologias para realizar pagamentos, a tecnologia NFC se mostrou como uma das mais importantes para melhorar a experiência do consumidor, por meio do pagamento por aproximação (contactless). Porém, inúmeros riscos surgiram e o foco das empresas do setor tem sido desenvolver tecnologias e produtos que melhorem a experiência tornando-a mais segura. O Objetivo geral deste trabalho foi propor um Mapeamento Tecnológico baseado na aceitação tecnológica dos consumidores de um sistema de pagamento por aproximação. Realizou-se uma pesquisa com consumidores e um estudo de caso em uma empresa do setor, por meio de entrevistas com especialistas do tema. Ao final do trabalho, é possível identificar possíveis contribuições futuras dos stakeholders envolvidos no sistema, por meio de produtos e tecnologias, para melhorar a segurança e experiência do pagamento por aproximação.
Abstract: In recent years, with the advancement of technologies to make payments, NFC technology has proved to be one of the most important to improve the consumer experience, through contactless payment. However, numerous risks have arisen and the focus of companies in the sector has been to develop technologies and products that improve the experience, making it safer. The general objective of this work was to propose a Technology Roadmap based on the technological acceptance of consumers of a contactless payment system. A consumer survey was carried out and a case study in a company in the sector, through interviews with experts on the subject. At the end of the work, it is possible to identify possible future contributions from the stakeholders involved in the system, through products and technologies, to improve the security and experience of payment by approach.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.