Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Affonso Neto, Annibal | - |
dc.contributor.author | Silva, Paulo Henrique França da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paulo Henrique França da. Análise do desenvolvimento de planejamento estratégico nas microempresas: estudo de caso em uma consultoria. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral deste estudo foi identificar e analisar as contribuições que o desenvolvimento
do Planejamento Estratégico pode trazer às microempresas (ME). Uma das grandes dificuldades
encontradas pelos os gestores na elaboração e implementação do planejamento estratégico são a
falta de conhecimento e confiança sobre as suas ferramentas e o abandono do planejamento
quando é mal utilizado pela empresa. Para alcançar o objetivo do estudo proposto, foi realizada
uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória na tentativa de aproximar das grandes
dificuldades encontradas pelas sócias da empresa e levantar hipóteses por meio das entrevistas
e através dos procedimentos técnicos adotados de estudo de caso, pesquisa bibliográfica e
pesquisa documental. O estudo de caso foi realizado em uma microempresa (ME) de consultoria
em gestão e nutrição para analisar o desenvolvimento do seu planejamento estratégico e propor
melhorias para determinar as estratégias e ações estratégicas na tentativa de fazer a empresa
alcançar seus objetivos e ser competitiva no mercado. A empresa estudada apresentou o seu
modelo de negócio bem definido e o planejamento estratégico não bem definido, necessitando
estruturar de forma mais adequada. Estes resultados ratificam as pesquisas sobre a pouca
utilização do planejamento estratégico nas micro e pequenas empresas e que levam ao aumento
da taxa de mortalidade entre os pequenos negócios. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Micro e pequenas empresas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consultoria empresarial | pt_BR |
dc.title | Análise do desenvolvimento de planejamento estratégico nas microempresas : estudo de caso em uma consultoria | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-09T20:07:37Z | - |
dc.date.available | 2024-03-09T20:07:37Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37906 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of this study was to identify and analyze the contributions that the
development of Strategic Planning can bring to microenterprises (ME). One of the great
difficulties faced by managers in the elaboration and implementation of strategic planning is the
lack of knowledge and confidence about their tools and the abandonment of planning when it is
misused by the company. To achieve the objective of the proposed study, an exploratory
qualitative research was carried out in an attempt to approach the great difficulties encountered
by the company's partners and to raise hypotheses through interviews and through the technical
procedures adopted of case study, bibliographic research and research documentary. The case
study was carried out in a microenterprise (ME) of management and nutrition consultancy to
analyze the development of its strategic planning and propose improvements to determine
strategies and strategic actions in an attempt to make the company achieve its goals and be
competitive in the Market. The company studied presented its well-defined business model and
not well-defined strategic planning, requiring a more adequate structure. These results confirm
the research on the little use of strategic planning in micro and small companies and which lead
to an increase in the mortality rate among small businesses | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|