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Título: Proposição de um framework de design de serviço como ferramenta para melhorar a satisfação do cidadão no serviço de e-gov : um estudo via PLS-SEM
Autor(es): Ribeiro, Igor Barbosa
Orientador(es): Mariano, Ari Melo
Assunto: Design de serviços
Equações estruturais
Governo eletrônico
Data de apresentação: 29-Set-2022
Data de publicação: 9-Mar-2024
Referência: RIBEIRO, Igor Barbosa. Proposição de um framework de design de serviço como ferramenta para melhorar a satisfação do cidadão no serviço de e-gov: um estudo via PLS-SEM. 2022. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral deste estudo é propor um framework utilizando como técnicas o PDCA e o roadmap para solucionar problemas utilizando o design de serviços como ferramenta para melhorar a satisfação do usuário do e-gov. Devido ao grande impacto trazido pela pandemia do Coronavírus viu-se uma digitalização forçada de vários sistemas e meios de serviço no qual a sociedade teve que se adaptar. Os serviços ofertados pelo governo brasileiro vêm passando por essa digitalização e ampliando seus negócios para o modelo online chamados de e-government (e gov), porém tem enfrentado dificuldades em alcançar a satisfação do cidadão quanto aos serviços prestados e ofertados. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo por meio das equações estruturais, utilizando o SmartPLS (Smart Partial Least Square) para alcançar os resultados. O estudo foi uma adaptação do modelo de Chan et al. (2020), para medir as relações entre as percepções dos serviços de apoio, principal e facilitadores com relação a qualidade do serviço percebida e a relação entre a qualidade do serviço percebida e satisfação do cidadão quanto ao sistema. O modelo apresentado foi validado com uma confiabilidade composta (CC) média de 0,953. O objetivo foi alcançado revelando que as percepções do serviço de apoio influenciam em 25,6% a qualidade do serviço percebida, a percepção de serviço principal influencia em 25,2% a qualidade do serviço percebida, percepção dos serviços facilitadores influencia em 25,8% a qualidade do serviço percebida e que a qualidade do serviço percebida influencia em 70,0% na satisfação do cidadão quanto ao e-gov.
Abstract: The overall objective of this study is to propose a framework using the PDCA and the roadmap as techniques to solve problems using service design as a tool to improve e-gov user satisfaction. Due to the great impact brought by the Coronavirus pandemic, there was a forced digitization of various systems and means of service in which society had to adapt. The services offered by the Brazilian government have been going through this digitization and expanding its business to the online model called e-government (e-gov), but it has faced difficulties in achieving citizen satisfaction regarding the services provided and offered. To achieve the objective, quantitative research of descriptive character was carried out through structural equations, using SmartPLS (Smart Partial Least Square) to achieve the results. The study was an adaptation of the model of Chan et al. (2020), to measure the relations between the perceptions of the supporting services, core services and facilitating services in relation to the quality of the perceived service and the relations between the quality of the perceived service and the satisfaction of the citizen regarding the system. The model presented was validated with an average composite reliability (CC) of 0.953. The objective was achieved by revealing that the perception of support service influences in 25,6% the quality of the service perceived, the perception of main service influences in 25,2% the quality of the perceived service, perception of the facilitating services influences in 25,8% the quality of the service perceived and that the quality of the service perceived influences 70,0% in the satisfaction of the citizen with the e-gov.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.
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