Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ThiagoAssunçãoFaria.pdf648,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Value at Risk e cópula : VaR de um portfolio de ações e cópula bivariada
Autor(es): Faria, Thiago Assunção de
Orientador(es): Pianto, Donald Matthew
Assunto: Avaliação de risco
Risco (Economia)
Análise de séries temporais
Cópulas (Estatística)
Variáveis aleatórias
Data de apresentação: Jun-2011
Data de publicação: 3-Set-2012
Referência: FARIA, Thiago Assunção de. Value at Risk e Cópula: VaR de um portfolio de ações e cópula bivariada. 2011. v, 51 f. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho buscou aplicar o conceito de Cópula abordando a dependência entre variáveis, como estudá-la e fazer inferências. A Cópula nada mais é do que a função conjunta, denida pelas marginais, que incorpora em sua construção um conceito de dependência bem geral. Portanto, através da Cópula tem-se como avaliar o comportamento conjunto das variáveis aleatórias abordadas, de maneira clara e simples. Calculou-se o VaR de um Portfolio composto pelas duas açães mais negociadas (VALE3 e PETR4) na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) da seguinte maneira: estimou-se a distribuição dos log-retornos de cada papel com a metodologia GARCH, e em seguida, através de uma modelagem da Copula Bivariada, pôde-se calcular o Value at Risk do Portfolio através de Simulações. Ao fim do estudo vericou-se como o cálculo do VaR sem considerar tratando as variáveis de forma independente é subestimado quando comparado ao VaR da Cópula calculada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Estatística, 2011.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons