Título: | Segmentação publicitária on-line e a fragmentação da opinião pública : uma questão de interesse nacional |
Autor(es): | Marques, Mateus Gaudêncio |
Orientador(es): | Paulino, Fernando Oliveira |
Assunto: | Mídia social Redes sociais on-line Dados pessoais |
Data de apresentação: | 8-Dez-2023 |
Data de publicação: | 8-Mar-2024 |
Referência: | MARQUES, Mateus Gaudêncio. Segmentação publicitária on-line e a fragmentação da opinião pública: uma questão de interesse nacional. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esta monografia estuda, a partir de exemplos históricos recentes, a necessidade da
regulação do espaço publicitário on-line através da proibição de determinados tipos de
anúncios baseados em dados sensíveis dos usuários nas plataformas de mídias sociais –
quando utilizam categorias especiais de dados pessoais, como a etnia, as opiniões políticas, a
orientação sexual – tal como foi estabelecido pelo novo regulamento europeu.
Explora-se o dispositivo do Artigo 26º do Regulamento dos Serviços Digitais da
União Europeia (o RSD), aprovado em 2022, compreendendo-o e apreendendo a sua
importância à luz dos exemplos do Brexit, das eleições presidenciais estadunidenses de 2016
e das brasileiras de 2018, além de buscar possíveis correspondentes na legislação brasileira.
Conclui-se que o debate sobre o microdirecionamento como ferramenta
comunicacional estruturada a partir do perfilamento dos usuários, é urgente. Possuindo esta
tática o potencial de ser utilizada como estratégia política para manipular opiniões e, assim,
vencer pleitos nacionais. |
Abstract: | This study examines the need for regulation of the on-line ad market. It focuses
specifically on the prohibition of certain types of ads on social media platforms (those
targeted at specific categories of personal data: when it makes use of special categories of
personal data like ethnicity, political view, sexual orientation) as it is established in the
European legal framework.
The study explores what is established by Article 26 of the Digital Services Act (DSA)
of the European Union, of 2022, by analyzing and understanding its importance in the light of
the cases of Brexit, the United States of America's 2016 presidential elections and the
Brazilian presidential election of 2018. It also analyzes if there might be a possible matching
legal framework in the Brazilian jurisdiction.
It deduces that the debate about microtargeting as a communication tool, structured on
the bases of data profiling, is of utter importance, as it can be used to change public opinion
and, thus, to win elections. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, Habilitação em Jornalismo, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
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