Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37883
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielBezerraDeSousa_tcc.pdf2,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise sobre a representatividade do jovem ceilandense no jornalismo local
Autor(es): Sousa, Gabriel Bezerra de
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Ceilândia Ceilândia (DF)
Distrito Federal (DF) - juventude
Jornalismo - aspectos sociais
Data de apresentação: 5-Dez-2023
Data de publicação: 8-Mar-2024
Referência: SOUSA, Gabriel Bezerra de. Uma análise sobre a representatividade do jovem ceilandense no jornalismo local. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O tema deste trabalho é a relação dos jovens de Ceilândia com a cobertura jornalística realizada sobre a cidade. Tem por objetivo geral analisar como jovens de uma escola pública da região administrativa se sentem representados pela imprensa brasiliense. Utiliza como método de pesquisa os estudos de recepção por meio de duas técnicas: entrevista e de roda de conversa, além da análise de conteúdos das reportagens sobre a região administrativa dos jornais Correio Braziliense, Metrópoles e Jornal de Brasília. As principais conclusões encontradas foram que os jovens identificam no material jornalístico uma estigmatização e uma perpetuação da Ceilândia como uma região violenta e de baixo índice educacional. Defende-se que a comunicação popular, alternativa e comunitária pode contribuir para superar esses estereótipos e mostrar as regiões periféricas de forma mais aprofundada e complexa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, Habilitação em Jornalismo, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.