Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37866
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BeatrizMarquesBenzecry_tcc.pdf971,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Empreendedorismo digital no Instagram : o uso da rede social como ferramenta de divulgação do trabalho artesão no Distrito Federal
Autor(es): Benzecry, Beatriz Marques
Orientador(es): Maranhão, Ana Carolina Kalume
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Empreendedorismo
Artesanato
Data de apresentação: 12-Dez-2023
Data de publicação: 7-Mar-2024
Referência: BENZECRY, Beatriz Marques. Empreendedorismo digital no Instagram: o uso da rede social como ferramenta de divulgação do trabalho artesão no Distrito Federal. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A convivência no mundo digitalizado gerou diversas mudanças nos processos sociais e econômicos. O Instagram, como um dos aplicativos de rede social mais utilizados no mundo para fins de comunicação, pesquisa e consumo, trouxe novas oportunidades aos empreendedores ao transformar-se em um espaço propício para a comercialização e a divulgação de seus serviços e produtos. Dessa forma, o empreendedorismo adaptou-se ao meio digital, criando novas formas de interagir e atender os consumidores. Por meio da pesquisa qualitativa, o artigo faz uma análise do uso da plataforma do Instagram por microempreendedores artesãos na cidade de Brasília, Distrito Federal, como forma de investigar a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no fomento à economia local, além do destaque à individualidade artística e cultural do artesanato.
Abstract: Living in a digitalized world has generated a number of changes in social and economic processes. Instagram, as one of the most widely used social networking apps in the world for communication, research and consumption purposes, has brought new opportunities to entrepreneurs by becoming a favorable space for marketing and publicizing their services and products. In this way, entrepreneurship has adapted to the digital environment, creating new ways of interacting and serving consumers. Using qualitative research, the article analyzes the use of the Instagram platform by artisan micro-entrepreneurs in the city of Brasília, Federal District, as a way of investigating the importance of using Information and Communication Technologies (ICTs) to boost the local economy, as well as highlighting the artistic and cultural individuality of handicrafts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, Habilitação em Jornalismo, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.