Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Mariana Souto de Melo | - |
dc.contributor.author | Victorino, Luiza | - |
dc.identifier.citation | VICTORINO, Luiza. A liberdade artística em figurinos de época: um estudo de caso da novela Pantanal (2022). 2023. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Audiovisual, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia busca analisar a presença da liberdade artística em figurinos de época
de produções audiovisuais. A estreita relação do tempo histórico da narrativa com a trajetória
dos personagens em produções de época torna a verossimilhança um parâmetro de qualidade
para a avaliação de suas vestimentas. Mesmo com a liberdade conquistada por alguns roteiros
para repensar o tempo-espaço de períodos em busca de mais representatividade, a autenticidade
histórica segue como método de avaliação do guarda-roupa do gênero. Nesse sentido, este
projeto faz uma apuração das principais produções de época que utilizaram o artifício e as
analisa à luz de autores como Godart (2010), Hamburger (2014), Filipecki (2017) e Jablon
(2016). Por fim, o estudo de caso da novela Pantanal (2022) apresenta o potencial da liberdade
artística na televisão brasileira como método para questionar estereótipos em figurino e se
aproximar dos valores de sua nova audiência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moda e arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personagens - construção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Figurino | pt_BR |
dc.title | A liberdade artística em figurinos de época : um estudo de caso da novela Pantanal (2022) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T13:22:02Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T13:22:02Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37860 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monograph seeks to analyze the presence of historical inaccuracies in period
costumes of moving pictures. The close relationship between the narrative's historical time and
the characters development in period productions makes verisimilitude a parameter to evaluate
their clothing. Even with the freedom gained by some scripts to rethink the time and space of
historical periods in search for more representativeness, historical authenticity remains a
method of evaluating the genre's wardrobe. In this sense, this project investigates prominent
period productions that used the artifice and analyzes them in the light of authors such as Godart
(2010), Hamburger (2014), Filipecki (2017) and Jablon (2016). Finally, a case study of the soap
opera Pantanal (2022) brings to a Brazilian context the potential of artistic freedom as a method
to question stereotypes in costume design. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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