Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Regiani, Atila Ribeiro de Sousa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Luanna Karen de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luanna Karen de. Uma análise da prática decolonial a partir da Exposição Vaivém 2022. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca analisar a os pontos decoloniais da exposição vaivém. A mostra
foi uma exposição itinerante que se estalou nos espaços do CCBB de São Paulo, Brasília,
Rio de Janeiro, e Belo Horizonte. Em Brasília expôs entre os dias 03 de setembro e 10
de novembro de 2019. E retratou a plasticidade material e simbólica do objeto rede, e a
capacidade humana de resinificar os símbolos sociais. A exposição teve como curador o
professor e historiador da arte Raphael Fonseca. Seu objetivo, foi contar a história da rede
como símbolo do Brasil, e através dela criar noções de identidade. O trabalho ainda busca
apontar as características de curadoria decolonial. Por isto, serão apresentados conceitos
da área alinhados à uma visão prática da elaboração da mostra . A proposta é fazer uma
reflexão sobre as disparidades dos sistemas que ainda estão em processo, e esclarecer para
muitos que, assim como eu, foram induzidos a um círculo de normalidade e se depararam
pela primeira vez com o termo decolonial e as necessidades de sua existência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e objeto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curadoria - artes | pt_BR |
dc.title | Uma análise da prática decolonial a partir da Exposição Vaivém | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T18:35:51Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05T18:35:51Z | - |
dc.date.submitted | 2022-02-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37851 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|