Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dunaeva, Cristina Antonioevna | - |
dc.contributor.author | Bessa, Heloisa Rodrigues Itacaramby | - |
dc.identifier.citation | BESSA, Heloisa Rodrigues Itacaramby. Análise crítica de imagens publicitárias utilizadas na ditadura militar brasileira. 2022. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As publicidades ideológicas foram parte das atividades da ditadura militar no Brasil
visando a construção de um discurso coeso e homogêneo para todos os cidadãos, sobre
a maneira que o país estava sendo governado e apresentando recados diretos àqueles
que não seguissem com seus preceitos ideológicos. Objetivou-se analisar como as
inserções midiáticas foram utilizadas durante a ditadura para a construção e consolidação
de um discurso, mesmo que suas produções não sejam tão ricas, quanto as produções
artísticas da época. Além de apresentar as possíveis influências da arte visual na
construção dessas publicidades, que vendiam a imagem de um país coeso e livre tanto
para os próprios cidadãos como para a comunidade internacional. Buscou-se, assim
analisar, por comparação de características semelhantes, as publicidades ditatoriais com
os atributos de movimentos artísticos da época. Concomitantemente, analisam-se
algumas obras da chamada “arte de protesto” que, censurada ou marginalizada, expunha
a realidade de um país que não possuía senso crítico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ditadura militar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propaganda governamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Publicidade e propaganda | pt_BR |
dc.title | Análise crítica de imagens publicitárias utilizadas na ditadura militar brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T15:02:59Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05T15:02:59Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37849 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Ideological advertisements were part of the activities of the military dictatorship in Brazil,
aimed at building a cohesive and homogeneous discourse for all citizens, about the way
the country was being governed and presenting direct messages to those who did not
follow their ideological precepts. The objective was to analyze how media insertions were
used during the dictatorship for the construction and consolidation of a discourse, in
addition to presenting the possible influences of visual art in the construction of these
advertisements, which sold the image of a cohesive and free country both for the citizens
themselves. citizens and the international community. Thus, a superficial attempt was
made to analyze, by comparing similar characteristics, dictatorial advertisements with the
attributes of artistic movements of the time. Concomitantly, some works of the so-called
“protest art” are analyzed, which, censored or marginalized, exposed the reality of a
country that lacked a critical sense. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|