Título: | Desafios para a implementação da Lei 13.935/2019 no DF: uma breve análise da educação básica no Distrito Federal entre 2019 e 2022 |
Autor(es): | Oliveira, Ana Marise Dorneles de |
Orientador(es): | Duarte, Janaína Lopes do Nascimento |
Assunto: | Brasil. Lei n. 13.935, de 11 de dezembro de 2019 Educação básica Democratização da educação Distrito Federal (DF) - educação |
Data de apresentação: | 17-Fev-2023 |
Data de publicação: | 4-Mar-2024 |
Referência: | OLIVEIRA, Ana Marise Dorneles de. Desafios para a implementação da Lei 13.935/2019 no DF: uma breve análise da educação básica no Distrito Federal entre 2019 e 2022. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral de pesquisa compreender, por
meio do materialismo histórico dialético, as dificuldades de implementação da Lei 13.935/2019,
no Distrito Federal. Considerou-se, a análise das principais ações do governo distrital de
Ibaneis Rocha referentes à educação básica no período 2019-2022. Para isso, foi realizada, uma
discussão acerca do capitalismo dependente e as consequentes características que esta forma de
inserção na ordem mundial atribui para a educação no Brasil, a partir, sobretudo, das
contribuições de Florestan Fernandes e seus interlocutores. Em seguida, buscou-se avaliar
algumas das medidas do governo Ibaneis para a educação básica no período da sua primeira
gestão (2019-2022), utilizando notícias jornalísticas e atos normativos. Por fim, se discutiu os
desafios e potencialidades da Lei 13.935/2019, observando as disputas pela sua aprovação, a
importância da inserção de profissionais do serviço social e da psicologia na educação básica,
o potencial emancipatório da Lei e o seu contraste com o que vem sendo proposto pelo governo
Ibaneis no DF. Como principais resultados, destacam-se: a) a Lei 13.935/2019 pode contribuir
com a democratização da educação, a medida em que a inserção do serviço social e da
psicologia, no ambiente escolar, pode possibilitar o enfrentamento de barreiras extra educacionais podendo contribuir com a ampliação das oportunidades educacionais; b) por outro
lado, esta lei encontra no DF um desafio também de cunho político tendo em vista que favorece
a democratização da educação e vai de encontro ao projeto do capital, o qual é seguido pelo
atual governo como foi apresentado em algumas das suas medidas para a educação; c) o
homeschooling, a militarização das escolas e o ensino remoto emergencial tornam o ambiente
escolar mais excludente e menos democrático; d) por fim, é preciso assegurar a mobilização da
sociedade como um todo para garantir a implementação da Lei de forma que se amplie a
educação como um direito universal. |
Abstract: | This course conclusion work had as its general research goal, to understand the difficulties of
implementing the Law 13.935/2019, in the Federal District using the historical-dialectical
materialism. Considering, in particular, the analysis of the main courses of action of the district
government of Ibaneis Rocha regarding basic education in the period 2019-2022. For this, a
discussion was made about dependent capitalism and the consequent characteristics that this
form of insertion in the world order attributes to education in Brazil, based on the contributions
of Florestan Fernandes and his interlocutors. After that, some of the measures of the Ibaneis
government for basic education in the period of its first term (2019-2022) were evaluated using
journalistic news and normative acts. Lastly, the challenges and potentialities of the Law
13.935/2019 were discussed, observing the disputes for its approval, the importance of inserting
social services and psychology professionals in basic education, the emancipatory potential of
the Law, and its contrasts with what has been proposed by the Ibaneis government in the Federal
District. As main results, the following stand out: a) The Law 13.935/2019 can contribute to the
democratization of education, as the insertion of social work and psychology in the school
environment can make it possible to face extra-educational barriers and contribute with the
expansion of educational opportunities; b) on the other hand, the Law also exposes a challenge
of a political nature in the Federal District, considering that it favors the democratization of
education while going against the capitalist project, which is followed by the current
government as presented in some of its measures for education; c) homeschooling, the
militarization of schools, and emergency remote teaching make the school environment more
excluding and less democratic; d) finally, it is necessary to ensure the mobilization of society
as a whole to guarantee the implementation of the Law in a way that expands education as a
universal right. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.