Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Flexor, Carina Luisa Ochi | - |
dc.contributor.author | Sousa, Catarina Xavier de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Catarina Xavier de. [entre]olhares, uma exposição virtual: fotografias dos bastidores da produção
publicitária e audiovisual em Brasília. 2023. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Propaganda, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A fotografia ocupa lugar de destaque nas diferentes peças de comunicação, em particular no
campo publicitário. A produção fotográfica, por sua vez, envolve a disposição de recursos
materiais, equipamentos e profissionais de diferentes expertises que, pela própria natureza do
trabalho, escondem-se por detrás das lentes. Nesse contexto, o presente trabalho – de natureza
teórico-prática – tem como objetivo conceber uma expografia online, composta por registros
fotográficos, depoimentos e informações diversas que buscam evidenciar e valorizar os
profissionais presentes nas produções publicitárias e audiovisuais em Brasília. A partir de
referenciais teóricos próprios dos campos da imagem, da fotografia e da expografia, a pesquisa
desenvolveu-se a partir de uma abordagem dedutiva que, a partir da perspectiva qualitativa
exploratória, articulou aspectos metodológicos da pesquisa cientifica e da metodologia de
projeto. Como resultado, observou-se a potencialidade de exposições virtuais frente ao desejo
de dar visibilidade aos profissionais que trabalham intensamente nos bastidores das citadas
produções, encontrando no produto editorial impresso o apoio para a circulação das imagens
produzidas. Ademais, pôde-se constatar que produções assim exigem um olhar sensível capaz
de captar nuances que, na maioria das vezes, passam despercebidas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Expografia | pt_BR |
dc.title | [entre]olhares, uma exposição virtual: fotografias dos bastidores da produção publicitária e audiovisual em Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-02T23:59:51Z | - |
dc.date.available | 2024-03-02T23:59:51Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37800 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Photography occupies a prominent place in the different pieces of communication, particularly
in the advertising field. The photographic production, in turn, involves the availability of
material resources, equipment and professionals of different expertise that, by the very nature
of the work, are hidden behind the lens. In this context, this work - of a theoretical and practical
nature - aims to conceive an online exhibition, composed of photographic records, testimonials
and various information that seek to highlight and value the professionals present in advertising
and audiovisual productions in Brasília. Based on theoretical references from the fields of
image, photography and expography, the research was developed from a deductive approach
that, from an exploratory qualitative perspective, articulated methodological aspects of
scientific research and project methodology. As a result, it was observed the potentiality of
virtual exhibitions in face of the desire to give visibility to the professionals who work intensely
behind the scenes of the mentioned productions, finding in the printed editorial product the
support for the circulation of the images produced. Furthermore, it was possible to verify that
such productions require a sensitive eye capable of capturing nuances that, most of the time, go
unnoticed. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
|