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dc.contributor.advisorFlexor, Carina Luisa Ochi-
dc.contributor.authorNascimento, Carolina Fiche Seabra Kauffmann do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Carolina Fiche Seabra Kauffmann do. O estado da arte das pesquisas e da produção livresca infantil nas universidades brasileiras. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Propaganda, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs Universidades brasileiras, organizadas por áreas de conhecimento – conforme parâmetros do CNPq/Capes –, são constituídas por distintas faculdades, departamentos e cursos e, a partir do ensino, pesquisa e extensão, produzem conhecimentos, técnicas, tecnologias e diferentes produtos que impactam a formação de diversos discentes, reverberando também sobre o tecido social. Concomitantemente, editoras universitárias se constituem como órgãos ativos e integrados ao projeto institucional de formação, produção e divulgação científica das universidades a que pertencem. Para além da produção das citadas editoras, são muitos os campos do saber que se interessam pela pesquisa acerca do livro infantil. Das letras, artes, design, linguística, à comunicação, investigações e produções para esse público se pulverizam sinalizando para a relevância do campo editorial voltado para as crianças. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo mapear – considerando as universidades públicas brasileiras – as pesquisas e produções livrescas voltadas para as infâncias. De abordagem dedutiva, a pesquisa de caráter qualitativo-exploratório, fez uso da revisão de literatura e coleta de dados secundários em diferentes bases de dados. A partir de autores como Zilberman (1990), Freire (2011) e Bufrem (2001), os dados coletados foram sistematizados, analisados e comparados. Como inferências, pôde-se observar um número significativo de grupos de pesquisa de diferentes áreas interessadas na pesquisa acerca do livro, leitura e literatura para as infâncias, assim como se constatou um número expressivo de produção de livros, sobretudo, na área das ciências da saúde. Por fim, destaca-se que a pesquisa voltada para o livro infantil é considerada recente, o que, de alguma forma, explica o estado da arte atual do campo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEditores e ediçãopt_BR
dc.subject.keywordEditoras universitárias - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordLivrospt_BR
dc.subject.keywordLivros infantispt_BR
dc.titleO estado da arte das pesquisas e da produção livresca infantil nas universidades brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-02T23:57:20Z-
dc.date.available2024-03-02T23:57:20Z-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37798-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Brazilian Universities, organized by areas of knowledge – according to CNPq/Capes parameters – are made up of different faculties, departments and courses and, based on teaching, research and extension, produce knowledge, techniques, technologies and different products that impact the formation of several students, also reverberating on the social fabric. At the same time, university presses constitute active bodies integrated into the institutional project of training, production and scientific dissemination of the universities to which they belong. In addition to the production of the aforementioned publishers, there are many fields of knowledge that are interested in research on children's books. From letters, arts, design, linguistics, to communication, investigations and productions for this public are pulverized, signaling the relevance of the editorial field aimed at this public. In this context, the present study aimed to map – considering Brazilian public universities – research and book productions aimed at childhood. With a deductive approach, the qualitative-exploratory research made use of literature review and collection of secondary data in different databases. Based on authors such as Zilberman (1990), Freire (2011) and Bufrem (2001), the collected data were systematized, analyzed and compared. As inferences, it was possible to observe a significant number of research groups from different areas interested in research about books, reading and literature for children, as well as a significant number of book productions, especially in the area of life sciences. Finally, it should be noted that research focused on children's books is considered recent, which, in a way, explains the current state of the art in the field.pt_BR
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