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dc.contributor.advisorBelisário, Katia Maria-
dc.contributor.authorGouveia, Bernardo Fontenele-
dc.identifier.citationGOUVEIA, Bernardo Fontenele. A indústria dos ídolos: uma análise dos elementos comunicacionais de ídolos musicais. 2023. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Publicidade e Propaganda, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva avaliar como os elementos presentes na comunicação dos ídolos musicais das décadas de 1960, 1980 e 2000 contribuíram para construção de sua respectiva idolatria. As questões de pesquisa são: o que faz os ídolos musicais serem os fenômenos que são, para além da técnica musical? Quais são os elementos usados na comunicação dos ídolos musicais e de seus produtos com o seu público ao longo do tempo? Para a resposta foi feita uma revisão dos conceitos de Indústria Cultural, marketing e branding. Posteriormente foi aplicada a lógica semiótica, apoiada no branding e na formação do ídolo, para análise de singles marcantes na carreira dos seguintes músicos: The Beatles (1960), Michael Jackson (1980) e Taylor Swift (2000).Observou-se o uso de estratégias comunicacionais e mercadológicas nas construções dos três artistas. Os resultados indicam muitas semelhanças entre os objetos de estudo, entre elas a presença do mito do amor, o trabalho de construção da beleza física e moral, da personalidade e a atuação da indústria musical em seus respectivos sucessos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordÍdolos e imagenspt_BR
dc.subject.keywordBranding (Marketing)pt_BR
dc.subject.keywordSemióticapt_BR
dc.titleA indústria dos ídolos : uma análise dos elementos comunicacionais de ídolos musicaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-02T23:51:55Z-
dc.date.available2024-03-02T23:51:55Z-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37796-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to evaluate how the elements present in the communication of music idols from the 1960s, 1980s, and 2000s contributed to the construction of their respective idolatry. The questions this research seeks to answer are: what makes music idols the phenomena they are, beyond musical technique? What elements have been used in the communication from music idols and their products to their audience over time? To answer these questions, a review of the concepts of Cultural Industry, marketing, and branding was conducted. Subsequently, semiotic logic, supported by branding and idol formation, was applied to for analysis of outstanding singles in the career of the following musicians: The Beatles (1960), Michael Jackson (1980), and Taylor Swift (2000). The use of communicational and marketing strategies were observed in the constructions of the three artists. The results indicate many similarities among the objects of study, including the presence of the myth of love, the assembly of physical and moral beauty, the construction of personality, and the role of the music industry beyond their success.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



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