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Título: There is no place to be a boy, you must be a warrior : expressões e desenvolvimento de masculinidades na série de jogos god of war
Autor(es): Santos, Giulia Dela Pace
Orientador(es): Silberstein, Emília Silveira
Assunto: Gêneros cinematográficos
Masculinidade
Linguagem cinematográfica
Jogos digitais
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 2-Mar-2024
Referência: SANTOS, Giulia Dela Pace. There is no place to be a boy, you must be a warrior: expressões e desenvolvimento de masculinidades na série de jogos god of war. 2023. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente investigação objetiva analisar como os aspectos cinematográficos da série de jogos de console God of War estão presentes e influenciam nos desdobramentos das performances de masculinidades dos personagens, em especial, do protagonista, Kratos. Criando assim, porosidades entre os Estudos Ludo lógicos e os Estudos Feministas, Estudos de Masculinidades e do Cinema, com o objetivo de demarcar complexos emaranhados que compõem a realidade e, portanto, as expressões e opressões de gênero. Inspirados na mitologia grega e nórdica, os jogos da obra se dividem em duas sagas referentes às respectivas mitologias apresentam uma gama de elementos que demonstram ligação histórica, artística e literária sobre a construção das masculinidades no ocidente a partir do personagem Kratos, suas relações com outros personagens e o próprio game design. Assim, o trabalho procurou fazer uma análise do discurso se utilizando, também, da análise comparativa como ferramenta para investigar essa série de jogos e seus distintos conjuntos de mitos primordiais e contextos culturais, a fim de compreender as performances de gênero presentes nesses produtos. O trabalho ainda teve como objetivo identificar relações entre a violência masculina, a paternidade, a “predação” sexual e a virilidade com os elementos sonoros e visuais dos jogos. Além disso, por ser um produto comunicacional de massa, God of War ultrapassa o propósito do entretenimento e se torna uma forma de expressão cultural e de gênero contemporânea e também uma fonte de investigação de como se observa o passado.
Abstract: The present investigation aims to analyze how the cinematographic aspects of the God of War series, a console game series, presented the unfolding of the character’s masculinityperformances, in particular, the protagonist, Kratos. Thus creating porosities between Ludo logical Studies and Feminist Studies, Masculinity Studies and Cinema, with the goal of demarcating complex tangles that construct reality and, therefore, gender expressions and oppressions. Inspired by Greek and Norse mythology, the games in the work are divided into two sagas related to the respective mythologies and present a range of elements that demonstrate a historical, artistic and literary connection to the construction of masculinities in the West based on the Kratos, his relationships with other characters and the game design itself. Thus, the work sought to carry out a discourse analysis, also using comparative analysis as a tool to investigate this series of games and their different sets of primordial myths and cultural contexts, in order to understand the gender performances present in these products. The work also intends to identify relationships between male violence, paternity, sexual "predation" and virility with the sound and visual elements of the games. In addition, as a mass communication product, God of War goes beyond the purpose of entertainment and becomes a form of contemporary cultural and gender expression and also a source of investigation of how the pastis observed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2023.
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