Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37782
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AluanGoncalvesFaria_tcc.pdf3,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Vale do Amanhecer : história de cultura e fé no Distrito Federal
Autor(es): Faria, Aluan Gonçalves
Orientador(es): Nogueról, Daniel Barbosa Andrade de
Assunto: Vila Planalto (Brasília, DF)
Espiritualidade
Data de apresentação: 22-Dez-2023
Data de publicação: 2-Mar-2024
Referência: FARIA, Aluan Gonçalves. Vale do Amanhecer : história de cultura e fé no Distrito Federal. 2023. 47 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente monografia analisa a trajetória do Vale do Amanhecer em meio à história de Brasília para contar não somente a construção e a formação da nova Capital, mas também a trajetória de uma pioneira, chamada Neiva Chaves Zelaya, pela sua importância dentro da história e da cultura no Distrito Federal. A Doutrina do Vale do Amanhecer se expandiu pelo Brasil e pelo exterior, sendo objeto de pesquisas e de estudos nacionais e internacionais. As análises de diversos autores sobre o tema refletem a história de uma pioneira da construção de Brasília. Pobre, nordestina, viúva e mãe de quatro filhos, Tia Neiva se transforma em uma grande líder espiritual que funda uma comunidade religiosa em torno de uma doutrina a qual conta com mais 800 mil membros e 600templos no Brasil e no Mundo.
Abstract: This monograph analyzes the trajectory of Vale do Amanhecer throughout the history of Brasília to tell not only the construction and formation of the new Capital, but also the trajectory of a pioneer, called Neiva Chaves Zelaya, due to her importance within history, society and culture in the Federa District. The Doctrine of the Vale do Amanhecer expanded throughout Brazil and abroad, being the subject of national and international research and studies. The analyzes of several authors on the topic reflect the history of a pioneer in the construction of Brasília. Poor, northeastern, widow and mother of four children, Tia Neiva becomes the great spiritual leader who founds areligious community around a doctrine which has over 800 thousand members and 600 temples in Brazil and the world.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.